Portal da Cidade Registro

Falta de insumo

Possível escassez de “kits intubação” em Registro preocupa

Vereador enviou ofício especial em caráter de urgência ao prefeito de Registro, para que apresente explicações sobre estoque de medicamentos para intubação

Publicado em 06/04/2021 às 02:37

Preocupado com a situação, vereador pede ajuda a deputados para que intercedam junto ao Ministério da Saúde para garantir o abastecimento de medicamentos essenciais para procedimentos de intubação de pacientes em estado grave de Covid-19

A possível falta do “kit intubação" é motivo de preocupação para o vereador Vander Lopes (PSC). Profissionais da área da saúde estão em alerta para uma possível crise de desabastecimento de remédios cruciais usados no combate à covid-19 em todos hospitais da Região. Trata-se de um conjunto de medicamentos que deve ser utilizado toda vez que o paciente precisa ser entubado e adaptado ao ventilador mecânico. Isso inclui medicamentos para controlar a dor, sedar e relaxar a musculatura.

Com isso, o vereador Vander Lopes solicitou da deputada federal Renata Abreu (Podemos) e do deputado estadual Frederico d’Avila (PSL) que intercedam e cobrem providências imediatas do Ministério da Saúde, pela falta de insumos para a intubação.

Para colher informações sobre a suficiência das medidas tomadas pela Prefeitura para enfrentar a crise de desabastecimento do kit intubação, Vander também enviou um ofício especial em caráter de urgência direcionado ao Prefeito Nilton Hirota, para que apresente explicações sobre o estoque de medicamentos para intubação. De acordo com o vereador, é preciso haver maior transparência nos dados sobre medicamentos. “Queremos saber se tem, se não tem, se foi solicitado, se há previsão de chegar e quais medidas serão adotadas pelo Poder Executivo", disse o vereador.

Segundo Vander, alguns fornecedores estão com dificuldade de realizar as entregas, pela falta no mercado e alerta sobre preço abusivo de alguns fornecedores.

“Sabemos que os Hospitais não estão medindo esforços para atender os pacientes, porém a falta desses materiais já é a realidade em alguns estados e municípios no Brasil. Estamos preocupados e atentos ao planejamento para que no município não soframos com falta de medicamentos como analgésicos, sedativos e bloqueadores musculares, também considerando que o preço dos produtos sofrem reajustes abusivos”, considera Vander.

Ainda de acordo com o vereador, no momento o município não registra falta de medicamentos do kit intubação, mas a situação é de alerta. “Os estoques estão se encaminhando para um nível de atenção”, ressaltou Vander.


Fonte:

Deixe seu comentário