Portal da Cidade Registro

COVID-19

Prefeitura de Registro esclarece insuficiência de insumos encaminhados à Cidade

Além do número inferior de insumos, a vigilância de saúde apurou que 333 pessoas não receberam a segunda dose da vacina contra a Ccovid-19

Publicado em 16/04/2021 às 04:13
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Registro)

A Prefeitura Municipal de Registro realizou uma Live nesta sexta-feira (14), para fazer um panorama da pandemia de covid-19 no município. O secretário Municipal de Saúde, Edson Gauglitz, esteve acompanhado de Fábio Bruniera, Diretor de Vigilância em saúde, durante a transmissão. 

Segundo o secretário, foi registrada uma redução de 500 casos de covid-19 no município. Edson Gauglitz, em relação aos números da última semana, o que credencia essa diminuição ao isolamento social, limitando o contato social, e consequentemente, reduzindo a disseminação do vírus.

O chefe da secretaria apontou que também caiu em 36% as internações em Registro, entretanto, não revelou em qual unidade de saúde houve essa queda.

Fábio Bruniera, chefe da Vigilância da Saúde, afirmou que as ocorrências denunciadas na Central Covid estão sendo investigadas pela Vigilância Sanitária. O diretor explicou que em casos positivos de Covid-19, as notificações são encaminhadas para a Central de monitoramento, que irá informar o paciente sobre o resultado positivo e demais orientações.

Fábio ainda comenta que pessoas com testes positivos que estão infringindo o isolamento social, serão responsabilizadas criminalmente. Ao fim do período de isolamento, o indivíduo terá que comparecer a Delegacia para esclarecer os fatos.

Vacinação contra Covid-19

Em relação à quantidade de insumos disponibilizadas ao município, Fábio Bruniera diz que as entregas aos municípios são entregues de acordo com o Censo demográfico de 2010. Essa desatualização dos números ocasiona o atraso no recebimento das vacinas que efetuam a imunização. 

Imunização de Educadores

A orientação feita é que os educadores respeitem a divisão feita pela Secretária de Saúde, em relação ao horário específico de vacinação. Os profissionais da Educação poderão ser imunizados contra o Covid-19 neste sábado (17), das 8h até as 17h, na Escola Fábio Barreto, sendo que pessoas com a inicial entre A até J, terão o período da manhã para receber a dose. A tarde, as pessoas com iniciais entre K a W terão direito a vacinação. Ainda é obrigatório levar um documento com foto, RG e certificado de cadastro no aplicativo "Vacina Já".

Pessoas que tiveram o resultado positivo para Covid-19 e dengue nos últimos 30 dias, ou sentem sintomas gripais, não podem comparecer ao processo de imunização.

Segunda dose

Em levantamento produzido pela Secretária de Saúde, 333 pessoas não compareceram para tomar a segunda dose da imunização. A lista com o nome das pessoas que não receberam a segunda dose está sendo encaminhada para as Unidades básicas de Saúde que irão entrar em contato para aplicação da segunda dose.

Fonte:

Deixe seu comentário