Portal da Cidade Registro

COVID-19

Saiba onde encontrar informações oficiais sobre o coronavírus

Desinformação atrapalha o combate à doença.

Publicado em 11/04/2021 às 22:32

Durante a pandemia de Covid-19, muitas notícias falsas circularam pelas redes sociais como sugestões para o enfrentamento da doença. Por isso, é importante manter-se informado através de fontes seguras. Todas as medidas adotadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no combate e prevenção da doença seguem rigorosamente os protocolos estabelecidos por órgãos saúde nacionais e internacionais. A Corte emitiu a Nota Técnica sobre Protocolos e Orientações e a Nota Técnica Conjunta SAAB/SGP nº 4/2020, que tratam dos protocolos para os casos de eventuais ocorrências de pessoas com suspeita ou infectadas por Covid-19 nos ambientes do TJSP.

Ciente da necessidade de se divulgar informações corretas sobre a doença, o TJSP mantém o hotsite Coronavírus, que concentra informações oficiais, como comunicados, notícias, canal de contato e materiais de comunicação para download, com orientações para prevenção e contenção da Covid-19. Pela página, também é possível acompanhar as medidas emergenciais e os procedimentos adotados pelo TJSP em prol da saúde da população, magistrados, servidores e demais pessoas que trabalham na Corte.

Informações confiáveis sobre a Covid-19 também podem ser facilmente encontradas nos sites dos órgãos nacionais de saúde. O Ministério da Saúde mantém uma página dedicada ao coronavírus, com todas as informações necessárias sobre a doença: sintomas, formas de transmissão, diagnóstico, como se proteger, serviços de saúde e alertas sobre fake news. O órgão disponibiliza, também, o aplicativo Coronavírus-SUS, que visa conscientizar a população sobre o coronavírus, trazendo informativos de diversos tópicos e mapeando as unidades de atendimento mais próximas.

O Governo do Estado de São Paulo também mantém uma página voltada para informar a população sobre a Covid-19. O site traz dados e índices oficiais sobre a doença no Estado, as ações tomadas pelo Executivo estadual no combate e prevenção da doença e serviços de informação sobre o coronavírus, como checagem de notícias falsas. Além disso, oferece o Grupo no Telegram e o Canal do WhatsApp para os que desejam se informar de forma segura.

 

Fonte:

Deixe seu comentário