Portal da Cidade Registro

Bate-papo

Sesc debate o luto durante a pandemia

O debate se propôs a abordar os diferentes processos de luto com os quais foram observados com a chegada do Coronavírus

Publicado em 20/10/2020 às 04:00

Entre os últimos debates realizados pelo projeto Sesc Ideias, na última semana foi debatido o tema: "O luto frente à pandemia"

A pandemia de COVID-19 acertou em cheio a saúde emocional de grandes contingentes populacionais gerando sofrimento e luto individual e coletivo pela perda de entes queridos e ausência dos ritos tradicionais de despedida, mas também por outras razões como as drásticas mudanças de rotina, cancelamento ou adiamento de planos, perda de emprego e outras situações que promoveram mudanças profundas e rápidas no cotidiano das pessoas em todo o mundo. O debate se propôs a abordar os diferentes processos de luto com os quais nos deparamos na pandemia.



SESC IDEIAS - O LUTO FRENTE À PANDEMIA


Convidados:


Maria Helena Pereira Franco, Psicóloga, professora titular da PUC-SP, no programa de pós-graduação em Psicologia Clínica. Tem pós-Doutorado pela Universidade de Londres. Fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto da PUC-SP, coordenadora do comitê de Psicologia da ANCP, sendo autora de livros e artigos sobre cuidados paliativos, morte e luto.


Gabriella Costa Pessoa, psicóloga pela PUC-SP, realizou aprimoramento clínico no LELu (Laboratório de Estudos e intervenções sobre o Luto) na Clínica Ana Maria Poppovic da PUC-SP, é mestra em Psicologia Clínica pela PUC-SP, colaboradora fundadora do PROALU (Programa de Acolhimento ao Luto do departamento de Psiquiatria da UNIFESP), colaboradora do Instituto Vita Alere (de Prevenção e Posvenção do Suicídio) e voluntária na Clínica Comunitária Grei (CCG).  


Mediação:


Ivani Oliveira, Psicóloga - CRP 06/121139 - Mestra em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) e integrante da organização negra Kilombagem.


Assista o debate: 





Sesc Ideias


Ideias é uma iniciativa do Sesc São Paulo de incentivo ao debate e à reflexão. O canal no Youtube do Sesc SP, sempre às 16h, abre um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção do contemporâneo.

As principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea serão apresentadas, diariamente em forma de diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos entre outros articuladores sociais ativos.

A programação busca abranger, assim, os temas e questões que estão na pauta do dia a dia, de modo a propor amplitude no enfoque interdisciplinar e sugerir aprofundamento com minúcia interpretativa, sem com isso perder o fio da complexidade do social.

Fonte:

Deixe seu comentário