Portal da Cidade Registro

Bate-papo

Sesc debate pesquisa Idosos no Brasil

Realizada no período de janeiro a março de 2020, entrevistou idosos e não idosos, os dados indicam diferenças socioeconômicas entre os grupos raciais

Publicado em 24/09/2020 às 01:00

O Sesc São Paulo e a Fundação Perseu Abramo lançaram, em agosto de 2020, os resultados da segunda edição da Pesquisa Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na Terceira Idade, com objetivo de investigar o imaginário social brasileiro sobre a velhice e subsidiar o debate em torno de políticas públicas (ou sua ausência) para os idosos.

A segunda edição de Idosos no Brasil foi realizada no período de janeiro a março de 2020 e entrevistou idosos e não idosos. Investigações indicam que para além das diferenças socioeconômicas entre os grupos raciais - uma das consequências do racismo estrutural e de nossa herança escravagista - o racismo manifesta-se, também, em outras situações sistemáticas de desvantagens para idosos pretos e pardos.

A partir de um recorte da segunda edição da pesquisa Idosos no Brasil, Solange Teixeira e Alexandre Silva discutem sobre como as categorias de raça e cor podem ser determinantes para a qualidade de envelhecimento, além de questionar: como as políticas públicas podem e devem atuar para minimizar as consequências dessas desigualdades junto aos grupos mais vulnerabilizados.

Para o Sesc, as pesquisas podem indicar caminhos que orientem suas ações programáticas mas, para além disso, oferece informações significativas para nortear políticas de várias esferas governamentais e instituições, no Brasil.


Ideias: Pesquisa Idosos no Brasil: raça e cor nos dados sobre envelhecimento


Convidados:


Solange Teixeira, doutora em Políticas Públicas. Docente da graduação em Serviço Social e Pós-graduação em Políticas Públicas da UFPI.


Doutor Alexandre Silva, em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).


Mediação:


Paula Cristina Bernardo, técnica responsável pelo Trabalho Social com Idosos no Sesc Jundiaí









Sesc Ideias


Ideias é uma iniciativa do Sesc São Paulo de incentivo ao debate e à reflexão. O canal no Youtube do Sesc SP, sempre às 16h, abre um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção do contemporâneo.

As principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea serão apresentadas, diariamente em forma de diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos entre outros articuladores sociais ativos.

A programação busca abranger, assim, os temas e questões que estão na pauta do dia a dia, de modo a propor amplitude no enfoque interdisciplinar e sugerir aprofundamento com minúcia interpretativa, sem com isso perder o fio da complexidade do social.

Fonte:

Deixe seu comentário