Portal da Cidade Registro

Campanha

Unimed intensifica campanha contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis

Silenciosas e assintomáticas, as Infecções Sexualmente Transmissíveis tiveram um aumento alarmante nos últimos 10 anos: 700% ( HIV), 300% (Sífilis)

Publicado em 19/03/2020 às 04:00

Com a grande incidência de ISTs entre jovens de 15 a 25 anos em todo o Brasil, que não deixa de fora a região do Vale do Ribeira, a Unimed Registro está concentrando esforços na prevenção destas doenças entre adolescentes e pacientes adultos, por meio da Medicina Preventiva.  

Em uma ação multiprofissional, o paciente que procura o Hospital São José com alguma queixa relacionada ou não com as Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, encontra uma equipe preparada e capacitada para atendê-lo tanto no aspecto de sinais e sintomas quanto nas orientações de prevenção e no acompanhamento destes pacientes com vida sexual ativa ou não, e também para os que vêm buscar orientações para o início da vida sexual.

São ginecologistas, pediatras, infectologistas, urologistas, dermatologistas e psicólogos, prontos para atender esse adolescente e trabalhar a prevenção como a forma mais adequada de escapar destas doenças, entre elas sífilis, HPV e HIV, que têm avançado consideravelmente no Vale do Ribeira.

Silenciosas e assintomáticas, as ISTs tiveram um aumento alarmante nos últimos 10 anos: 700% o HIV, 300% a Sífilis. Conforme o enfermeiro responsável pelo Programa de Medicina Preventiva da Unimed, Luciano Innocencio, esse trabalho já atingiu mais de mil pessoas e vem sendo realizado desde o ano passado com os pacientes conveniados pela Unimed. Tem como base o atendimento e as orientações seguindo exames, acompanhamento e monitoramento de todas as especialidades em ações Interdisciplinares.

É um trabalho altamente sigiloso, com profissionais especializados. “É necessário que este paciente nos procure iniciado ou não na vida sexual, para um atendimento mais especializado e preventivo que atenda às suas necessidades, a partir da confiabilidade do trabalho que realizamos e os laços com os profissionais envolvidos na prevenção das ISTs”, explica Luciano.


Fonte:

Deixe seu comentário