Portal da Cidade Registro

Campanha

UNIMED trabalha prevenção como ponto fundamental no combate ao câncer

Além do trabalho de prevenção nas unidades e palestras, a campanha da Unimed relativa ao “Outubro Rosa” foi para as ruas em outdoors de Registro

Publicado em 29/11/2019 às 04:45
Atualizado em

0:00
0:00

O mês de outubro está dentro do calendário principalmente das brasileiras no período onde é intensificado a campanha de conscientização contra o câncer de mama, mas quando o assunto é prevenção essa preocupação é constante e começa cedo na Unimed Registro, como explica o enfermeiro, Luciano Rocha Innocêncio. 

O profissional trabalha com medicina preventiva de mulheres e homens há quase 10 anos na unidade do Vale do Ribeira e as ações preventivas não se limitam a palestras e o uso da cor rosa para marcar a data, mas o acompanhamento da saúde da menina desde a sua primeira menstruação até o período onde o câncer de mama acomete mais mulheres . “A questão hormonal, hábitos alimentares e o sedentarismo podem desencadear a doença em mulheres de diferentes idades”, justifica a ação como uma ferramenta fundamental para mulheres em qualquer idade.

Apesar de todos os serviços preventivos para mulheres de qualquer idade para conveniados da Unimed Registro, a procura ainda é pequena. O objetivo tem sido o de conscientizar cada vez mais mulheres e evitar que as estatísticas de câncer de mama aumentem já que a porcentagem de mulheres doentes no Vale se aproxima a índices nacionais. Vale lembrar que neste mês a conveniada poderá fazer exames preventivos sem agendamento prévio e a campanha preventiva será estendida aos homens no novembro azul. 

Já que o número de mulheres fazendo um trabalho preventivo ainda não é satisfatório, Luciano e equipe estão percorrendo empresa das cidades de Registro, Jacupiranga, Cajati e Juquiá onde falam sobre o “Outubro Rosa” e o que é o câncer de mama e como prevenir, os tipos de câncer com maior incidência e a importância do autoexame. Outro ponto importante da palestra foi também uma conversa sobre o câncer do colo uterino, sua prevenção, incidência e como evitar. 

Vitórias - Além do trabalho de prevenção nas unidades e palestras, a campanha da Unimed relativa ao “Outubro Rosa” foi para as ruas em outdoors em Registro e contou com da empresária Daniela Haiek e da administradora e organizadora de eventos, Daniela de Carvalho Meireles. A peça publicitária, criada pela Acesso Livre Propagada, teve como proposta a de envolver “mulheres fortes, que venceram a doença. Mães, profissionais, amigas, pessoas do nosso cotidiano que lutaram e venceram a doença”, explica a diretora Gilsemara Cândido. 

Daniela Haiek fala de sua experiência em participar da campanha e do seu engajamento na luta contra o câncer. “Me senti honrada em ser convidada para fazer o outdoor em parceria com a Unimed”. Desde 2014, a empresária participa de campanhas preventivas, e desde então a lluta e o engajamento não enfraqueceram. “Continuo em monitoramento de seis em seis meses no Icesp em São Paulo até hoje e esse ano completei oito anos entre cirurgias, quimioterapia e o monitoramento”.

Daniela Meireles fala de sua história: “Pra mim estar engajada nesse movimento do Outubro Rosa, é uma coisa muito especial e tem um peso muito grande na minha vida. Eu acredito que toda pessoa que passe por esse problema depois de tudo hoje estou curada, a gente passa a ter uma nova percepção da vida e de como tratar as pessoas. Eu falo que depois do câncer eu acho que fiquei mais humana e isso me faz querer ficar mais envolvida nessas ações de prevenção e conscientização das pessoas(...) É muito importante que todas as pessoas se conscientizem sobre a saúde no modo geral esse mês em específico ao mês enfocado ao câncer de mama (...) O câncer de mama se instaura por conta de nossa vida cotidiana então a gente precisa trazer a consciência das pessoas o quanto é importante fazer atividades físicas, o quanto é importante se alimentarem bem e cuidarem do corpo e do emocional e espiritual. Nossa maior força é trazer isso para as pessoas e elas não adoecerem. A ação deve ser constante… (Ouça áudio completo nesta matéria)   

Calendário preventivo - Seguindo a lógica que a prevenção é o carro chefe da política da UNIMED, em novembro acontece o Novembro Azul que trabalhará palestras e meios de se evitar o câncer de próstata e também promover outras ações que alinhem a saúde masculina.

Fonte:

Deixe seu comentário