Portal da Cidade Registro

Ecoturismo

Inauguração de nova trilha de mountain bike no 2º Workshop Rota de Aventura

Legado das Águas e Fundação Florestal lançam trilha durante workshop de bicicleta,

Publicado em 23/11/2020 às 06:00

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, inaugura, no dia 28 de novembro, uma nova opção de esporte de aventura para praticantes de mountain bike. A trilha, de modalidade singletrack, em meio à floresta, possuí visuais deslumbrantes, típicos de mata em alto grau de conservação. O lançamento faz parte da programação do “2º Workshop Rota de Aventura Legado das Águas - "Uma Aventura Intermodal", que ocorrerá no mesmo dia, na sede da Reserva, localizada em Miracatu (SP), em parceria com a Shimano, Revista Bicicleta e Fundação Florestal.

A “Singletrack Tamanduazinho” é um pedal indicado para entusiastas do segmento que buscam novos desafios e superação, com nível médio/intermediário de dificuldade, devido aos obstáculos comuns da modalidade. O grande diferencial dessa trilha é o percurso, que dá acesso a um mirante onde é possível contemplar o Rio Juquiá serpenteando entre a Floresta; e o destino é uma cachoeira em que os ciclistas podem recarregar as energias com um banho de rio.



Uma parceria importante para estruturação dessa nova trilha é com a Fundação Florestal, pois o percurso está inserido no Parque Estadual do Jurupará. “A Singletrack Tamanduazinho demonstra como a parceria público/privada pode gerar resultados interessantes, um exemplo de como Unidades de Conservação podem gerar renda com turismo de aventura.

Atualmente, há uma demanda significativa de pedais em áreas florestais, justamente pela experiência única que a atividade proporciona. Estamos felizes com essa parceria, a gestão integrada Legado da Águas e Fundação Florestal, garantirá que a atividade seja feita com segurança e respeito ao meio ambiente”, Esllen Moreira da Silva, gestora do Parque Estadual do Jurupará.

Durante o “2º Workshop Rota Legado das Águas – Uma aventura Intermodal”, acontecerá o pedal inaugural da atividade. O workshop, com ingressos à venda em loja.legadodasaguas.com.br, acontece durante o dia todo. O diferencial dessa edição são as atividades interligadas, que inspiraram o nome do evento.

William Mendes, gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas, explica que o objetivo dessa edição do workshop é mostrar como a experiência de pedalar em uma floresta em alto grau de conservação pode ser enriquecida se atrelada a outras atividades de ecoturismo. “Com essa nova trilha, queremos proporcionar ao ciclista uma experiência mais completa, integrando outras atividades. O Legado das Águas e o Parque Estadual do Jurupará, tão próximos da capital paulista, tem tudo o que o ciclista deseja: aventura com qualidade e segurança”, explica.


O Workshop


Além do lançamento da singletrack, o evento contará com palestras de Therbio Felipe, cicloturista reconhecido no país e na América do Sul, atualmente editor executivo da revista Bicicleta, que falará sobre cicloturismo “Uma janela para o conhecimento’’; Hugo Castro, além de montanhista, escritor e membro fundador da Trilha Transcarioca, apresentará a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, pela qual é presidente; Victória Pinheiro, bióloga do Onçafari, falará da observação direta de fauna associada ao ecoturismo; Christiano Grechi da Shimano, especialista em produtos e ciclista com experiência em competições tanto de estrada quanto de Mountain Bike, ministrará a palestra “Make Your Mark: uma nova proposta da

Shimano em componentes para Mountain Bike”; e Edu Ramires – lenda viva do Mountain Bike brasileiro, diretor técnico da Equipe Squadra Oggi Bikes e multicampeão de MTB e BMX –, que abordará “A evolução do MTB e seu desenvolvimento”, com dicas de pilotagem, detalhes e peculiaridades do esporte ao longo dos anos.

No roteiro, após o almoço, acontecem as rodas de conversa com esse time e, logo depois, a Trilha do Poço do Cambuci, uma das atrações de ecoturismo na Reserva. O trajeto, feito a pé em uma trilha suspensa, conta com visual de Mata Atlântica fechada, sendo possível avistar rastros de antas e outros animais, orquídeas e várias outras espécies da flora nativa. A programação termina com o retorno para base da Reserva e um café de encerramento.


Serviço


Para participar, basta acessar o link loja.legadodasaguas.com.br e adquirir o ingresso para o

evento. Informações sobre o acesso à Reserva estarão disponíveis no momento da aquisição do ingresso.

É importante ressaltar que todos os participantes deverão seguir o protocolo de segurança estabelecido pelo Legado das Águas em prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.


Programação


08h/9h - Encontro no Graal Japonês (Rod. Régis Bittencourt, Km. 348) e saída para o Legado das Águas

10h – Boas-vindas e abertura do evento (quadra da Fumaça)

10h30 – Pedal de Inauguração da singletrack Tamanduazinho e banho de cachoeira

12h30 – Retorno para Base do Legado das Águas

13h30 – Almoço

14h30 – Abertura das palestras

14h40 – Projeto Onçafari: observação direta de fauna - Victória Pinheiro

15h – Apresentação da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso - Hugo Castro

15h20 – Cicloturismo: uma janela para o conhecimento - Thérbio Felipe

15h40 – A evolução do MTB e seu desenvolvimento - Edu Ramires

16h – Make Your Mark: uma nova proposta da Shimano em componentes para Mountain Bike - Christiano Grechi

16h30 – Trilha do Cambuci

18h – Coffee de Encerramento


Fonte:

Deixe seu comentário