Portal da Cidade Registro

Novidade

Legado das Águas abre cadastro de guias e condutores de ecoturismo

Profissionais poderão atuar na Reserva levando seus próprios grupos

Publicado em 11/03/2020 às 00:00

Desde o último dia 10 de março, guias e condutores de ecoturismo de todo Brasil, em especial do Vale do Ribeira e Estado de São Paulo, poderão operar na maior reserva privada de Mata Atlântica do país. O Legado das Águas está com inscrições abertas para cadastramento dos profissionais, que poderão levar seus próprios grupos, utilizando toda estrutura oferecida pelo local, que fica a cerca de duas horas de distância da capital paulista. A iniciativa também visa fortalecer a Mata Atlântica como destino de ecoturismo e fomentar a economia local com o fortalecimento da rede de turismo no Vale do Ribeira, região onde o Legado das Águas está inserido.

Os interessados têm até o dia 10 de maio para se inscreverem por meio do endereço eletrônico www.legadodasaguas.com/homologacaodeguias. Os condutores e guias de ecoturismo que desejam operar na área do Legado das Águas devem ser brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, ter a idade mínima de 18 anos; certificado de Curso de Primeiros Socorros válido; cópia do certificado de curso de Guia ou Condutor de Turismo, emitidos por instituição de notável saber ou reconhecida pelo Legado das Águas; CNPJ de empresa ou Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI). Todas as demais informações referentes as operações de ecoturismo no Legado das Águas estão disponíveis no edital de inscrição.

“O Legado das Águas está inserido na região que concentra o maior remanescente de Mata Atlântica do país, com diversas possibilidades, sendo o ecoturismo uma delas. Ao abrir as nossas portas para guias, condutores e demais operadores, estamos fortalecendo a rede de turismo na região do Vale do Ribeira. Isso porque auxiliaremos estes parceiros na formatação de roteiros e pacotes, proporcionando uma rica experiência na floresta com diversas opções para os turistas tanto na Reserva, como nas cidades do território, beneficiando a todos”, diz William Mendes, Gestor de Uso Público e Ecoturismo do Legado das Águas.

O profissional inscrito terá sua credencial aprovada após análise da documentação enviada, a ser confirmada após o prazo final de inscrição. Para integrar os profissionais aprovados, haverá um treinamento gratuito com orientações de operação na Reserva. Os guias selecionados também poderão atender, esporadicamente, a demanda do Legado das Águas no atendimento a clientes.


Portfólio de atividades


O guia ou condutor que for aprovado, terá a sua disposição diferentes atrativos turísticos do Legado das Águas. As opções incluem trekking de baixa, média e alta dificuldade, indicado para modalidades profissionais, além de trilhas de contemplação da natureza. Há também a Travessia, um trajeto de 23km em meio à Mata Atlântica, com visual de floresta tropical densa, e pernoite na mata.

Já para os operadores especializados em bike, a altimetria e solo da Reserva também reservam desafios para atletas ou pessoas que gostam de pedalar na natureza. Aos guias e condutores que atendem famílias, grupos de amigos, ou pessoas que querem descanso do agito das cidades, o Legado das Águas também tem diversas opções, desde banho de rio, caminhadas leves, passeios de barco, caiaque em águas calmas e trilha noturna. Profissionais de instituições de ensino e pesquisa que tenham certificado de condutor ou guia, também podem se inscrever para levar seu grupo para o Legado das Águas, pois há atividades noturnas de observação de astros e birdwatching (observação de aves). O Legado das Águas ainda dispõe de restaurante, pousada e área para camping.

Cada guia montará o seu roteiro, adequando às necessidades e preferências do grupo. Os preços das atividades ofertadas pelo Legado das Águas permanecerão os mesmos, sendo acrescido apenas os valores combinados com cada operador por serviços adicionais.

A parceria do Legado das Águas e condutores credenciados também tem como objetivo fortalecer a economia local. “A Mata Atlântica foi escolhida como um dos 52 lugares para ser visitado em 2020 pelo jornal norte-americano New York Times. Atender o público nacional e internacional, sem dúvida é um desejo de toda rede de ecoturismo. Levando em conta o potencial do Vale do Ribeira, quanto mais preparada a região estiver para atender a essa demanda, melhor será o aproveitamento dessas oportunidades. Queremos ser um meio de fortalecimento dessa rede”, finaliza William Mendes.

Fonte:

Deixe seu comentário