Portal da Cidade Registro

Turismo

Passaporte "Aves Ilha Comprida" incentiva o turismo de observação de aves

O Turismo de Birdwatching ganhou relevância durante a Pandemia, pois as pessoas passaram a buscar maior contato com a Natureza

Publicado em 13/05/2022 às 20:50

Com nomes e características das principais aves encontradas no Município, espaço para anotar a data de avistamento, telefones úteis e informes ambientais, o Passaporte de Aves da Ilha Comprida foi lançado, em abril, pela empresa ILumiNando Soluções Criativas, com apoio de patrocinadores, para fortalecer o Birdwatching - Turismo de Observação de Aves no Município.

“A Ilha Comprida é o cenário perfeito para boas passarinhadas, uma vez que, segundo a BirdLife Internacional, é uma importante área para a conservação das aves no Brasil”, afirma Iluska Guimarães. Segundo ela, o turista de Passarinhada está em busca de conexão com a natureza, preserva e não causa poluição sonora, pois o silêncio é essencial: “É grande a alegria das pessoas durante a passarinhada, quando uma ave, da mais comum à mais rara, aparece. Nem sempre o objetivo é fotografar, mas observar mesmo, contemplar cada detalhe que diferencia um pássaro do outro”.

Sócio da empresa, Fernando Ribeiro, afirma que a prática é de baixíssimo impacto ambiental e alto valor agregado. “O Turismo de Birdwatching ganhou relevância durante a Pandemia, pois as pessoas passaram a buscar maior contato com a Natureza. De acordo com ele, a Passarinhada é um hobby considerado como Ciência Cidadã, quando os passarinheiros contribuem com informações verídicas que ajudam os cientistas a identificarem o comportamento das aves e terem um parâmetro da saúde daquele Ecossistema, que influencia diretamente no Planeta Terra”, explica Fernando.

Com o passaporte, o turista pode anotar data e local do avistamento da ave, informação importante para a Ornitologia (Ciência que estuda as aves). Evidência do crescimento da atividade, na Ilha, foi fundado o COA Clube de Observação de Aves e o Espaço Municipal Ilha Jovem também promove cursos de Observação de Aves aos jovens.

De acordo com Fernando e Iluska, os passaportes se tornaram realidade graças aos patrocinadores. “A iniciativa privada move a Economia do Turismo, se envolvendo em ações que ultrapassam sua vitrine, sua calçada e até sua cidade, impactando no todo. E quando você pega a visão e se conecta a uma Rede que vivencia isso no dia a dia, o Mercado se fortalece, favorecendo a sociedade, os serviços, os comércios, as hospedagens. E toda essa galera ganha! É o jogo do ganha-ganha. Pode não ser um retorno financeiro imediato. Mas é o que chamamos de Branding, o fortalecimento de sua marca em um Mercado em constante ascensão: o Turismo”.


Serviço

Mais informações sobre o Passaporte das Aves

ILumiNando Soluções Criativas - Serviços Gráficos e Marketing Digital

Site: www.iluminando.com.br | 11-8061-8232

Roteiros da Ilha - Fomento ao Turismo Sustentável e Regenerativo

www.roteirosdailha.com.br | 11-98061-8232 - Insta: @roteirosdailha


Fonte:

Deixe seu comentário