Portal da Cidade Registro

Turismo

PL reorganiza formação do COMTUR e incentiva organização de todos os segmentos

A proposta de nova formação do COMTUR contou com consultoria do Sebrae e levou em consideração cases de sucesso no Estado

Publicado em 24/06/2021 às 05:01

“Para a atividade turística crescer de forma competitiva, inteligente e sustentável, é necessário construir uma engrenagem colaborativa entre o poder público, o terceiro setor e a iniciativa privada”, Sistemas Municipais de Turismo - SIMTUR. Eduardo Mielke

A Câmara aprovou, na noite de terça (22), o Projeto de Lei 046/2021 que reorganiza a composição do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) com novas cadeiras para o Legislativo, Fundação Florestal, Polícia Militar e segmentos representativos do setor turístico do município. “A nova formação do COMTUR incentiva a organização das principais categorias ligadas ao trade turístico para que o órgão possa ser o mais representativo possível. Nosso objetivo é que todos participem da engrenagem de fortalecimento do COMTUR”, afirma a diretora da Divisão Municipal de Turismo, Christine Hudson .

Anteriormente formado por oito representantes do Executivo, três da iniciativa privada e quatro da sociedade civil organizada, a nova composição do COMTUR passará a ter cinco representantes do Poder Público , um representante da Câmara Municipal, um da Fundação Florestal e um da Polícia Militar, além de dez representantes da iniciativa privada nos seguintes segmentos : Meios de Hospedagem; Meios de Alimentação; Corretores de Imóveis; Construção Civil; Associação de Proprietários de Imóveis; Artesãos; setor Náutico; Organização da Sociedade Civil; Comércio e Serviços em Geral e Ambulantes.

“Estamos chamando a todos a se organizarem enquanto categorias, a opinarem e a participarem do COMTUR para que, juntos , possamos construir coletivamente as ações em prol do fortalecimento do turismo”, observa Christine. Segundo ela, a alteração da composição abre espaço para o modelo de gestão mais participativa . “Podemos alinhar a realização dos eventos, novas iniciativas, e a estrutura das realizações para que atendam o maior número de pessoas possível ”, explicou.

A proposta de nova formação do COMTUR contou com consultoria do Sebrae e levou em consideração cases de sucesso no Estado. “ É o melhor modelo porque agrega todos os segmentos e trabalha com o ideal que cada setor da cidade tenha a sua organização e uma cadeira no Comtur. Esse é o modelo que funcionou em outras cidades. Essa proposta nova vem alinhada também com a nova legislação”, explica o consultor do Sebrae, Ricardo Willian.


Fonte:

Deixe seu comentário