Portal da Cidade Registro

turismoregional

Programa de Regionalização do Turismo transforma vidas

Em comemoração ao Dia Nacional do Turismo nesta quarta-feira (8), comunidades do Vale do Ribeira são exemplos que a economia criativa gera empregos

Publicado em 08/05/2019 às 21:06
Atualizado em

Economia criativa e turismo resultou no Café com Costura em Apiaí no Alto Vale (Foto: Divulgação)

"Tive acesso a um mundo de conhecimento que jamais pensei existir. Faço o que faço hoje, não só para garantir minha renda, mas para abrir oportunidade a muitas pessoas”. É assim que Márcia França Lima, artesã da cidade de Apiaí, no Vale do Ribeira (SP), descreve seu trabalho como proprietária da loja Café com Costura, iniciativa concretizada após participar do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo.

Até meses atrás, Márcia vivia apenas da costura em sua casa, uma região de difícil acesso. Após o treinamento do PRT, durante o Fórum de Turismo de Apiaí, em março, ela decidiu alugar um pequeno espaço no centro da cidade e hoje contribui com a renda de outras sete artesãs locais. “Pude ter acesso a informações que eu nunca tinha ouvido antes. Eu não fazia ideia de que podia usar o turismo para, além de gerar meu próprio sustento, ajudar minha comunidade com emprego e renda”, destaca a empreendedora.

O Café com Costura, que já se tornou referência para outros empreendedores da região, oferece cafés, salgados e pães em um ambiente dividido entre a exposição de diversos artesanatos feitos na própria cidade e as máquinas de costura e equipamentos de trabalho da Márcia, tudo de forma aparente e integrada. “Se somos bons em algo, esse potencial não pode ficar escondido. A passagem do programa do Ministério aqui não nos mostrou só o potencial econômico do Turismo, mas o seu vínculo social, que nós podemos sim fazer a diferença na vida das pessoas, levando a riqueza da nossa região para todo o país”, defende Márcia.

Só neste ano, o Ministério do Turismo já realizou mais de 10 encontros do Programa de Regionalização em cidades como Itaoca e Sorocaba em São Paulo; Rio Verde e Serranópolis em Goiás; Paraguaçu, Nepomuceno e Furnas em Minas Gerais; além dos estados de Pernambuco e Tocantins. Para o ministro Marcelo Álvaro Antônio, o Turismo só faz sentido quando muda a vida das pessoas. “Essa é a hora do Turismo. Estamos vivendo um novo momento no país, com o setor do Turismo no centro da agenda econômica, política e social brasileira. Neste ano, já tivemos conquistas esperadas há mais de duas décadas. Está na hora de olhar o Turismo como mola propulsora da economia brasileira, gerando emprego e renda para nossa população”.

A coordenadora de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, Ana Carla Moura, responsável pelo Programa de Regionalização do MTur, afirma que o objetivo é realizar uma gestão descentralizada em um planejamento com foco em ações que tragam resultados ao desenvolvimento do setor de Turismo. “As cidades e municípios precisam saber sua identidade, o que possuem de oferta turística. E para isso, é necessário ter conhecimento, saber onde buscar os melhores modelos de gestão e as melhores práticas”, destaca.

Segundo a coordenadora, o Turismo é uma atividade que engloba vários setores pulsantes em uma mesma região: gastronomia, artesanato, cultura, história e belezas naturais. “O setor deve também estar casado com outros segmentos do país como a saúde, a educação e o esporte. A intenção com o programa é envolver toda a comunidade e mostrar que, com a força do Turismo, a gente pode crescer e gerar renda para todos”, afirma Ana Carla.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, elogiou a iniciativa da servidora e reforçou o caráter transformador do Turismo. "É para obter resultados como este que trabalhamos diuturnamente em busca do fortalecimento da atividade turística em todo o país e nada mais gratificante do que ouvir relatos de que nosso trabalho consegue mudar a realidade dos municípios e da vida de milhares de brasileiros por meio da geração de emprego e renda", disse. 


Fonte:

Deixe seu comentário