Portal da Cidade Registro

Turismo

QRVALE: conteúdo turístico na palma da mão

Projeto de ex-alunos do Senac Registro proporciona novas experiências aos turistas e visitantes do município

Publicado em 13/11/2019 às 08:40

Diversos pontos turísticos de Registro passaram a contar com a tecnologia QRCode para facilitar o acesso a informações e curiosidades aos turistas e moradores que visitam estes espaços. O projeto foi desenvolvido por alunos da primeira turma do curso Agente de Informações Turísticas do Senac Registro, em parceria com a prefeitura do município.  

A ação, intitulada QRVALE, contemplou a instalação de placas nas praças Nakatsugawa e dos Expedicionários, no Monumento Torii, no Museu KKKK, no Templo Budista, na igreja matriz São Francisco Xavier, no Bunkyo, no Monumento Guaracy, no Mercado Municipal, na Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa e no Senac Registro.

O QRCode é uma tecnologia com código de barras bidimensional que, quando escaneado por smartphones, pode ser convertido em textos, endereços e outros tipos de informações. “Decidimos trazer para o Vale do Ribeira esse modelo que proporciona novas experiências aos turistas e visitantes ao direcioná-los ao site da Prefeitura de Registro, permitindo que tenham acesso à história do local visitado”, explica a ex-aluna Mayara Shimoda Rodrigues, uma das idealizadoras do projeto.

Lançado durante o encerramento da Semana Senac de Turismo e Hospitalidade, realizado em 20 de setembro, o QRVALE foi desenvolvido durante o projeto final do curso, que permite ao aluno aplicar na prática o que foi aprendido em sala de aula, formando uma conexão entre o aprendizado e o mundo do trabalho.

O secretário municipal Carlos Alberto Pereira Junior exalta a importância da ação para o turismo da região. “A transformação do Vale do Ribeira se constrói a cada dia e o projeto QRVALE é um exemplo disso. Uma ideia que surge de um grupo de jovens do Vale do Ribeira, estudantes do Senac, e que proporciona acesso imediato a turistas e visitantes às informações sobre diversos pontos turísticos de Registro demonstra que o estímulo à ressignificação do olhar para perceber o potencial do município ainda pode ser gerador de muitos reflexos. Parabéns ao Senac, parabéns aos alunos. Foi um prazer para a Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Economia Criativa, tornar-se parceira desse projeto”, afirma.

Agora, o desafio é ampliar o projeto e viabilizar a implantação do QRVALE em outras cidades da região. Para o empresário Marcelo Serafim, as empresas que apostam no desenvolvimento do turismo da região devem contribuir para que ideias e ações como essa saiam do papel. “É preciso apoiar essas iniciativas para que mantenham-se em constante crescimento e evolução. Ainda mais um projeto vindo da cabeça de jovens que estão chegando ao mercado de trabalho e que merecem total apoio”, diz.

O empresário afirma, ainda, que o QRVALE se destaca por mapear e identificar pontos turísticos que muitas vezes passam despercebidos, além de fornecer informações na palma da mão do turista, proporcionando uma viagem pela história local. “Ele chega em um momento oportuno, quando o Vale do Ribeira começa a ser visto como referência em turismo, não só pelos seus atrativos naturais, mas por um todo, que engloba nossa riqueza histórica, cultural e gastronômica. Dentro desse cenário, o projeto QRVALE encaixa-se perfeitamente”, conclui.

Para Robert dos Anjos, gerente do Senac Registro, saber que um projeto desenvolvido por ex-alunos da primeira turma do curso Agente de Informações Turísticas já conquistou tamanho resultado é motivo de muito orgulho. “Eles se articularam e conseguiram a parceria da Prefeitura de Registro, que sabe da importância de valorizar e tornar acessível as informações sobre os equipamentos turísticos e históricos, e sobre as instituições e órgãos públicos. Por meio da tecnologia, o QRVALE inova e contribui para a educação da população local e com a experiência dos visitantes”, afirma.

Serviço:

Senac Registro

Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida - Registro/SP

Informações: www.sp.senac.br/registro


Fonte:

Deixe seu comentário