Portal da Cidade Registro

Premiação

Registro participa da premiação Top Destinos Turísticos em duas categorias

A cidade está concorrendo nas categorias Turismo Cultural e Turismo Religioso. A votação popular acontece até o dia 15 de outubros de 2021

Publicado em 21/06/2021 às 05:03
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Registro)

Registro é um dos municípios paulistas participantes do Prêmio Top Destinos Turísticos, nas categorias Turismo Cultural e Turismo Religioso. A premiação é uma realização conjunta da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e do SKÅL Internacional São Paulo e tem como objetivo identificar e selecionar os melhores destinos do Estado de São Paulo.

Na categoria Turismo Cultural, as atividades estão relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico, cultural e eventos, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cidade. Já no Turismo Religioso, as atividades são associadas à busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo.

Registro possui 13 Bens Culturais da Imigração Japonesa tombados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Vale do Ribeira, dentre residências e antigas fábricas de chá de imigrantes japoneses e igrejas, como exemplo a Igreja Epsicopal Anglicana, primeira igreja a ser construída por imigrantes japoneses no Brasil; plantações de chá, conhecidas como chazal; manifestações tradicionais de imigrantes e nativos, como caiçaras, indígenas e quilombolas.

A Capital do Vale também é reconhecida pelo turismo cultural e de vivência por meio de visitação ao Quilombo do Peropava, com uma rica experiência gastronômica e da realização da Rota do Chá, roteiro turístico singular e especial, que transcorre a história da imigração japonesa e a história do Chá no Brasil, com momentos únicos e inesquecíveis com uma imersão no universo no Chá, visitando plantações de chá, participando da colheita e do processamento.

O Município é Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo, por meio do Decreto nº 50.652, de 30 de março de 2006, por ter sido a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria neste Estado.

Além disso, em Registro é possível participar de concorridos eventos culturais ao longo do ano como o tradicional “Tooro Nagashi”, evento pioneiro no país e o maior e principal evento da colônia japonesa no sul do Estado de São Paulo que atrai milhares de visitantes anualmente na data de finados com uma belíssima e inesquecível homenagem aos antepassados.

O evento conta com muita música, dança e culinária típica, além de reunir em uma celebração ecumênica, Budistas de diferentes tradições, cristãos católicos e episcopais, messiânicos e seguidores de outras religiões e filosofias em plena harmonia para homenagear nossos ancestrais e fortalecer a paz. Assim é o Tooro Nagashi de Registro, um ritual de profunda integração religiosa prenunciando a paz mundial.

COMO VOTAR - A premiação Top Destinos Turísticos reconhece e valoriza as cidades que acreditam que o turismo, grande vetor econômico de uma cidade, é também um verdadeiro gerador de riqueza e autoestima de sua população.

A premiação é anual e para votar é obrigatória a identificação por meio de validação do link social (Facebook). Para votar basta acessar o site oficial www.votetop.com.br, escolher a cidade ou categoria. Cada votante terá direito a voto em todas as categorias em disputa.

Os finalistas passarão por avaliação de uma Comissão Técnica Julgadora e por votação popular. A entrega do Prêmio ocorrerá no Palácio dos Bandeirantes em novembro de 2021.

Fonte:

Deixe seu comentário