Portal da Cidade Registro

Turismo

Senac promove evento que fomenta o desenvolvimento do setor turístico no Vale

Atividades realizadas no último sábado contaram com programação 100% gratuita e imersiva na cultura local

Publicado em 05/09/2022 às 12:07

O Senac Registro promoveu, no último sábado, um evento com o intuito de contribuir para o fomento do setor turístico em todo o Vale do Ribeira: o Experimente Senac. Com programação gratuita e imersiva na cultura local, a instituição sediou uma série de atividades voltadas à comunidade para estimular o desenvolvimento do segmento na região, ressaltar as suas características e fortalecer a conexão com a comunidade, além de proporcionar ao público participante a possibilidade de conhecer um pouco dos cursos específicos que a unidade oferece para capacitação profissional no ramo turístico: Técnico em Guia de Turismo e Organização e Planejamento do Receptivo Turístico.

A programação começou com a apresentação da Aldeia Pindo-Ty, que exibiu um estilo de dança típico da cultura indígena, o Xondáro. O público ainda participou de um bate-papo com um dos mais reconhecidos nomes do setor de turismo de São Paulo, Laércio Cardoso de Carvalho, que contou um pouco de sua experiência com roteiros turísticos e temáticos na capital, como a Caminhada Noturna de São Paulo, da qual é o guia oficial desde 2005.

Os participantes tiveram contato também com a cultura típica da região, experimentando o Chá Agroflorestal, produzido pelo Sítio Yamamuru. Cultivado de maneira artesanal, através de um sistema natural biodiverso, a bebida traz um sabor único para quem a experimenta. O restaurante Manjuba & Cia, especializado na culinária caiçara, levou o que há de melhor da gastronomia regional aos presentes.

Durante todo o evento, o público pode curtir também uma torre de escalada, sob a orientação de Rodrigo Raineri, além de apreciar a exposição de equipamentos para a prática do rafting, da Explorer Turismo.

Para Renata Barbosa, diretora do Senac Registro, o evento teve como objetivo “fomentar e fortalecer a área de turismo, promovendo a oportunidade de desenvolvimento e qualificação profissional, além de evidenciar todos os atrativos e riquezas do Vale do Ribeira”.

“Nossos visitantes tiveram a oportunidade de se aproximar da comunidade indígena, de experimentar comidas regionais, conhecer algumas atividades de turismo de aventura que são realizadas na região e se inspirar com as histórias de um guia de turismo de São Paulo. Isso faz com que eles se aproximem do setor e tenham interesse em passear pela região e trabalhar na área, enxergando um mapa de oportunidades e possibilidades”, comenta Isabela Almeida Prado, docente de Turismo e Hospitalidade do Senac Registro.

Oportunidade de formação gratuita e de qualidade – Para que mais pessoas tenham a oportunidade de acesso a um ensino de qualidade e alinhado às demandas da região, o Senac Registro dispõe de vagas para bolsistas, via Programa Senac de Gratuidade, além de descontos especiais para alunos egressos de escolas públicas, irmãos de alunos já matriculados e dependentes de contribuintes da instituição.

Para participar do Programa e ter acesso a uma bolsa, o candidato deve comprovar renda familiar de até dois salários-mínimos federais por pessoa e fazer sua inscrição 20 dias antes do início do curso escolhido, pelo site www.sp.senac.br/programa-senac-de-gratuidade. As inscrições são por ordem de chegada em uma fila de espera virtual.

Serviço:

Senac Registro

Endereço: Rua Teiti Koki, 105 – Vila Flórida/Registro - SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-registro


Fonte:

Deixe seu comentário