Portal da Cidade Registro

Vale do Ribeira

Senac Registro conclui e entrega Plano de Turismo de Cavernas da Mata Atlântica

Documento estabelece diretrizes para o desenvolvimento turístico e econômico da região

Publicado em 17/12/2019 às 00:58
Atualizado em

O Plano Regional do Turismo de Cavernas da Mata Atlântica foi lançado em 9 de dezembro, no Parque Estadual Caverna do Diabo, em Eldorado. O documento foi elaborado pelo Senac, em parceria com asprefeituras desses municípios, e com o apoio da Câmara Técnica do Turismo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar).

Ao todo são 11 municípios do Vale do Ribeira que acabam de receber uma importante ferramenta que estabelece diretrizes para o fortalecimento conjunto do turismo da região, que destaca-se pela grande concentração de cavernas. As cidades que irão se beneficiar do plano são: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Eldorado, Iporanga, Itaoca,Jacupiranga, Cajati, Ribeirão Grande, Ribeira e Itapirapuã-Paulista. 

A cerimônia contou com a presença de Marcelo Costa, secretárioexecutivo da Secretaria de Turismo do Estado, de Ezigomar Pessoa, prefeito de Miracatu e presidente do Codivar, Durval Adélio de Moraes, prefeito de Eldorado, Robert dos Anjos, gerente do Senac Registro, e Donizetti Borges Barbosa, gerente das Unidades de Conservação do Vale do Ribeira e Alto Paranapanema, representando a Fundação Florestal.

Para Robert, o turismo no Vale do Ribeira é uma força econômica que possui um vasto potencial. “Não trabalhamos o turismo paralelamente às outras atividades, mas sim com um olhar transversal a todas elas, que corresponde diretamente à vida cotidiana do munícipe, do turista e do poder público. Fundamentado nestes princípios e em nossos valores institucionais, o Senac Registro vem investindo e atuando na Região Turística Cavernas da Mata Atlântica, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, desde 2016, quando foi inaugurada a unidade do Senac no Vale do Ribeira, unindo forças com o Codivar”, afirma o gerente do Senac Registro.

A partir de agora, todas as informações contidas no documento vão nortear as próximas diretrizes estratégicas definidas a curto, médio e longo prazo, servir de ferramenta para o planejamento das ações e captação de recursos. “Esse plano é um manual pronto para ser colocado em ação, ou seja, temos um trabalho realizado por profissionais competentes, com a participação da comunidade, e que nós vamos aproveitar. Portanto, vamos tentar fazer o que as pessoas querem e o que o Vale do Ribeira precisa”, afirma Marcelo.

Ezigomar também concorda que o plano dará uma diretriz ao caminho a ser seguido para o desenvolvimento da região das cavernas. “Ficamos felizes em participar desse momento, e acreditamos que a Secretaria de Turismo do Estado utilizará esse plano para desenvolver as ações turísticas em nossa região”.

Para conferir o mapa ilustrativo com a Rota das Cavernas, acesse o site: http://www.petaronline.com.br/blog/rotadascavernas/.


Serviço:

Senac Registro

Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida - Registro/SP

Informações: www.sp.senac.br/registro

Fonte:

Deixe seu comentário