Portal da Cidade Registro

Lagamar

Turismo LGBTQIA+ e respeito à diversidade é tema de reunião

A interlocutora da Região Turística Lagamar, Christine Hudson, destacou a importância do respeito à diversidade como política pública do Estado

Publicado em 16/07/2021 às 22:04
Atualizado em

Com foco no potencial turístico do público LGBTI+ na retomada da economia e na sequência do trabalho de sensibilização dos principais destinos para o respeito e acolhimento da diversidade, o diretor de Turismo da Câmara LGBT, Otavio Furtado, o representante da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, José Fábio Torquato, e o Consultor pela Investsp para Desenvolvimento de Destinos e Produtos Turísticos, Afonso Martins, reuniram-se com a interlocutora da Região Turística Lagamar , Christine Hudson, também diretora da Divisão de Turismo da Ilha, e empresários do setor em reunião on line realizada no dia 12/07.

Também participaram da reunião a organizadora da Parada LGBTI+ de Iguape, Gladys Bastil, a representante do COMTUR da Ilha, Priscila Berbigão, e representantes de Cananeia e Iguape. Ao destacar o estado de São Paulo como o primeiro do país a adotar apolítica pública de respeito à inclusão e diversidade, o diretor da Câmara LGBTI+ , Otávio Furtado, afirmou que o primeiro passo para bem receber o público LGBTI+ é o conhecimento. “Você precisa saber quem é, assim como precisa conhecer qualquer outro turista. E atendê-lo com respeito, que é a base de tudo. A sensibilização das equipes é outro ponto importante, que é este trabalho que estamos fazendo com as regiões turísticas , por meio de seus interlocutores”, explicou.

Otávio Furtado afirmou que o público LGBTI+ é o que mais rápido vai voltar a viajar e com mais frequência. Em sua apresentação, ele citou estatísticas que indicam que 73% dos entrevistados planejam fazer uma viagem de férias até o final deste ano; 58% se hospedarão em hotéis e 68% farão viagens domésticas. De acordo com Furtado , para bem receber o turista LGBTI+ é preciso um posicionamento da comunidade e a decisão: sou um destino e quero abraçar a diversidade. No seu entender, esta decisão precisa ser praticada no dia a dia do município, já que “não dá para o destino atrair o público LGBTI+ de outras localidades, se o destino não for acolhedor para o público LGBTI local”.

O consultor do InvestSP , Afonso Martins , explicou que o foco do Programa Turístico LGBTI+ é fazer do turismo uma ferramenta transversal com impactos positivos sociais, econômicos e transformadores: “O turismo traz empregabilidade e troca de culturas. O destino precisa deixar bem claro, que respeita, apoia e protege o turista LGBTI+, mas precisa ser honesto e se preparar porque trata-se de um turista que pesquisa muito antes de viajar e, se o turismo não estiver pronto, uma decepção seria o pior”.

A interlocutora da Região Turística Lagamar, Christine Hudson, destacou a importância do respeito à diversidade como política pública do Estado. Ela agradeceu a presença de todos na reunião e afirmou o empenho pela sensibilização e a preparação do trade turístico da região turística Lagamar para o respeito à diversidade . “Estamos aqui para sermos multiplicadores do bem e das coisas boas que estão acontecendo no Vale e no Estado de São Paulo. Vamos trabalhar em conjunto com o COMTUR , empresários e população local para o constante fortalecimento do turismo, o respeito à diversidade e o combate a todas as formas de preconceito”, afirmou .

A responsável pela Parada LGBTI+ , em Iguape, Gladys Bastil apontou o expressivo potencial da Parada no aquecimento comercial e turístico da região. “O turista LGBTI+ busca roteiros que os respeitem e tenham qualidade , porque é um segmento exigente. Tenho certeza que esse trabalho em conjunto com as cidades da região vai gerar grandes resultados para a economia, a geração de renda, empregos e, principalmente, o respeito à diversidade. Esse trabalho de conscientização e sensibilização é um grande passo nesta luta que nós , ativistas, realizamos todos os dias”.

Acordo de cooperação

No acordo de cooperação entre a Câmara LGBT e a Setur, o objetivo é promover São Paulo nos mercados nacional e internacional por meio da atividade turística e de viagens, reforçando a tolerância, a cidadania, criando novos fluxos econômicos e o incentivo à geração de empregos. “Viajar é o próprio exercício da cidadania e da convivência harmoniosa, que tem por base o respeito”, diz o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.


Fonte:

Deixe seu comentário