Portal da Cidade Registro

Agronegócio

Secretário da Agricultura participa de inauguração no Apta Regional no Vale

Responsável pela Pasta também esteve na abertura da 2ª edição “Apta portas Abertas” nesta quinta-feira

Publicado em 01/12/2023 às 19:45

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Apta Regional, instituição de pesquisa vinculada a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) inaugurou o auditório “Luis Alberto Saes” na Apta Regional de Pariquera-Açú, no Vale do Ribeira e também participou da abertura do evento “Apta Portas Abertas” que ocorreu nesta sexta (1) e sábado (2), dias 1º e 2, na unidade.

Campos experimentais e laboratórios da Apta Regional receberão a visita da sociedade na 2ª edição “Apta Portas Abertas”. Além de Pariquera, mais duas unidades de pesquisa farão atividades para aproximar a população da realidade das Pesquisas Científicas no agro.

Os pesquisadores e técnicos estarão presentes para receber os visitantes e mostrar as diversas pesquisas desenvolvidas na fazenda. Os visitantes passarão por quatro estações temáticas sobre banana, palmito pupunha, cacau e piscicultura.

Inauguração

Segundo Eduardo Jun Fuzitani, diretor da unidade de pesquisa, a inauguração do auditório é de extrema relevância para os treinamentos, palestras e atividades de transferência do conhecimento técnico-científico dos projetos desenvolvidos na Unidade.

O auditório recebe o nome de Luis Alberto Saes, pela relevância do pesquisador que atuou durante 15 anos, de 2002 a 2017, como diretor Técnico de Divisão, da Apta Regional de Pariquera-Açú, na época, denominada de Polo Regional do Vale Ribeira. Saes é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Fitotecnia.

“Ele é considerado uma referência na pesquisa agrícola, sendo pioneiro nas áreas de banana e de pupunha e juntamente com os pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC-Apta), Saes introduziu a pupunha e muitas variedades de banana no Vale para serem testadas”, destaca Fuzitani.

“Saes foi um diretor muito dedicado, e ensinou todo o caminho para tratar com os produtores, integrando os funcionários com a população do vale. Ele tinha os contatos de todas as associações e produtores da região”, ressalta Fuzitani.


Fonte:

Deixe seu comentário