Portal da Cidade Registro

Mercado

Tem muito mais no marketing do que o senso comum julga conhecer

O profissional do marketing estuda formas de atingir o público e gerar relacionamentos com o objetivo de converter em vendas

Publicado em 25/05/2023 às 12:26

Por muitas vezes, já me deparei com algumas situações de desconhecimento sobre a atuação do marketing, o que leva a comportamentos de diminuição de valor, confusões conceituais e até relativização de alguns conhecimentos. Por isso, e com o objetivo de esclarecer melhor a função do marketeiro – termo que anda carregado por um tom pejorativo – escrevo hoje sobre o tema, meio desabafo, esperando de verdade que seja informativo.

Marketing é uma área sobre a qual ainda há muito desconhecimento e confusão, o que torna comum a existência de aproveitadores que se utilizam do livre alcance do “título” para banalizar o trabalho; ou de clientes que, por não entenderem as funções, métodos, ferramentas e termos, não reconhecem o valor agregado de um profissional.

Algumas informações podem esclarecer um pouco e ajudar a entender melhor essa área tão incompreendida, mas muito necessária.

A primeira coisa é que o profissional do marketing estuda. E muito. Todos os dias. Quase compulsivamente. Tudo isso para trazer coisas relevantes, objetivas, verdadeiras e eficientes para o cliente. Por isso, não pega bem dizer que “todo mundo diz que o que importa são as curtidas no Instagram, menos você”. Confie no profissional que você escolheu.

O trabalho tem custo, valor, e um preço. Não é só fazer imagens bonitinhas e publicar com hashtags. Existem ferramentas, estudos e análises para cada cliente para definir a estratégia mais eficiente, o conteúdo relevante para o público-alvo e como produzí-lo, ações para induzir sensações e gatilhos. E ainda tem o estudo de mercado. E por reconhecermos o excesso de concorrência desleal e o quanto essa área ainda é confusa para os clientes, ás vezes o profissional cobra menos do que vale o seu trabalho. Uma dica pra você é, pechinche, a negociação faz parte, mas não diminua o valor do profissional, não o compare com “o sobrinho que mexe na rede social” . É desrespeitoso.

E falando nelas, outra coisa muito importante é que a rede social não é tudo no marketing. O marketing vai muito, muito, muito além de “você cuida de mídias sociais?”. Focar seu marketing apenas nas redes sociais é como querer emagrecer apenas caminhando – sem associar a alimentação equilibrada e outros exercícios indicados para alcançar sua meta. Seus resultados serão superficiais e momentâneos, sem consistência, e passageiros.

O marketing é mais, muito mais que as redes. O Marketing digital é mais que as redes. E o off vai além da bolha da internet. Tudo é importante.

Ainda falando de digital, o profissional do marketing não é a pessoa que precisa estar atualizada de memes, fazer stories bonitinhos e tirar fotos “instagramáveis”. O profissional do marketing estuda formas de atingir o público e gerar relacionamentos com o objetivo de converter em vendas. As estratégias para isso são inúmeras e, nem sempre, são executadas pelo mercadólogo.

Marketing é diferente de social media; que é diferente de assessoria de comunicação; que é diferente de assessoria de imprensa; que é diferente de design; que é diferente de fotografia; que é diferente de produção audiovisual; que é diferente de desenvolvimento e programação. Marketing é um guarda-chuva associado à gestão e o restante é estratégia e ferramenta. O profissional do marketing lida principalmente com a estratégia. Portanto, ele precisa ser aquele que pensa fora da caixa, com o foco no mercado. 

Acredite, tem muito mais no Marketing do que o senso comum julga conhecer. E não é todo mundo que faz.

Fonte:

Deixe seu comentário