Portal da Cidade Registro

Mercado

Tudo se encontra em constante processo de mudança

Qualquer mudança nasce a partir de um “gatilho”. De repente, um agente desencadeador dispara a possibilidade, o interesse e/ou a necessidade da mudança

Publicado em 01/03/2023 às 10:09
Atualizado em

A mudança coloca a todos em um novo patamar na vida, mas antes, acaba nos empurrando para locais desconhecidos. Quando não conhecemos as novas situações, somos invadidos pelo sentimento da estranheza, do medo, do estresse, do desconforto e da ansiedade. Mudar não é nada fácil, principalmente quando a mudança não é desejada.

Qualquer mudança nasce a partir de um “gatilho”. De repente, um agente desencadeador dispara a possibilidade, o interesse e/ou a necessidade da mudança. E essas mudanças podem ser de vários tipos:

Involuntária – quando existe uma ou mais variáveis que não controlamos, como, por exemplo, a demissão do emprego ou o término de uma relação amorosa. Estas situações nos colocam obrigatoriamente no processo de mudança e temos que encarar o fato, passar por ele, tirar proveito e nos tornarmos melhores.

Consciente – quando as decisões são tomadas e que, “teoricamente”, sabemos a razão pela qual queremos mudar. Alguns exemplos são: mudar de cidade, mudar de trabalho ou empreender.

Inconsciente – aquela que foge à nossa consciência. Podemos supor que sabemos qual o gatilho que provoca o interesse da mudança. Porém, o consciente pode estar pregando uma peça ou mesmo se protegendo, deixando as verdadeiras causas escondidas em nosso inconsciente. Por exemplo: muitas vezes achamos que estamos infelizes em nosso trabalho por questões financeiras e a partir disso buscamos salários melhores. Após algum período, percebemos que a insatisfação é por não fazer o que amamos, ou seja, buscarmos o que amamos e inconscientemente estarmos buscando segurança financeira.

Por fim, o processo de mudança deve ser visto como algo natural. Qualquer tipo de mudança pela qual estamos passando pode auxiliar no processo de crescimento. A mudança nos faz evoluir e nos empurra adiante.

E você, como reage às mudanças na sua vida?


* Há quase 20 anos no mercado publicitário, a sócia da Acesso Livre Propaganda, Gilsemara Candido Benute, fala sobre desafios e oportunidades


Fonte:

Deixe seu comentário