Portal da Cidade Registro

Turismo no Vale

Caverna Lagos Suspensos propõe descoberta de um tesouro subterrâneo

Circuito também oferece experiências como paredes de escalada, trilha sensorial, campo primitivo e a oportunidade de observar cogumelos bioluminescentes

Publicado em 15/09/2023 às 09:57
Atualizado em

O Circuito Ponta de Flecha, um do principais pontos turísticos do município de Iporanga, no Vale do Ribeira, convida turistas, aventureiros e espeleólogos a conhecer a deslumbrante Caverna Lagos Suspensos, tesouro subterrâneo que marca o começo de uma jornada emocionante pelo circuito.

Com uma trilha de aproximadamente 760 metros de nível fácil, a experiência na Caverna Lagos Suspensos inclui dois rapéis emocionantes, escalada e flutuação. Equipados com capacetes, lanternas, coletes flutuadores e mais, os visitantes exploram as profundezas da terra, admirando os incríveis espeleotemas e os lagos suspensos que dão nome à caverna. Tudo isso, acompanhado de guias experientes e padrões de segurança internacionais.

“Nossa missão é oferecer uma experiência inesquecível para nossos visitantes. Isso envolve cuidar de cada um do início ao final da jornada”, explica Alex Sandro Rodrigues Daitx, sócio-proprietário.

A Caverna Lagos Suspensos é apenas o começo de uma vivência emocionante que combina educação ambiental, história e aventura. O circuito planeja introduzir uma variedade de atrações ao longo do tempo. Além de um meliponário, o circuito também oferecerá experiências únicas, como paredes de escalada, trilha sensorial, campo primitivo e a oportunidade de observar cogumelos bioluminescentes.

Abismo Ponta de Flecha: Uma Jornada nas Profundezas do Passado

O circuito também deve abrir para visitação o Abismo Ponta de Flecha. Este importante sítio arqueológico, explorado por arqueólogos, espeleólogos e paleontólogos, oferece aos visitantes a oportunidade de se conectar com o passado distante da região. O nome "Ponta de Flecha" é uma homenagem a uma descoberta significativa - uma ponta de flecha encontrada neste local, que atualmente se encontra na Universidade de São Paulo (USP). Essa descoberta singular não só nomeou a caverna, mas também batizou todo o circuito.

As profundezas do Abismo Ponta de Flecha contam a história da pré-história, abrigando peças em pedra lascada, ossos de animais pré-históricos e até mesmo uma ossada de Eremotherium, a famosa "preguiça gigante". A exploração deste sítio arqueológico é uma janela para o passado, uma oportunidade de vislumbrar as antigas criaturas que habitaram a região há milênios.

Pensando na visitação a essa e outras cavernas que demandam acesso por cordas e técnicas verticais, o circuito está criando o Abismo Escola, um centro de treinamento em que os participantes terão a oportunidade de adquirir habilidades especializadas em espeleovertical e técnicas verticais avançadas. O programa abrangerá uma série de tópicos essenciais, incluindo técnicas de rapel; sistemas de ancoragem, nós e amarrações, resgate vertical, uso de equipamentos especializados, gestão de riscos, além de treinamentos práticos.

Uma história de amor e respeito à natureza

O Circuito Ponta de Flecha é uma realização que reflete a visão, o esforço e a dedicação de seu proprietário, Alex, em colaboração com especialistas e instituições espeleológicas. Originando-se de terras antes utilizadas como pasto, a propriedade agora é um testemunho do compromisso em oferecer experiências únicas e memoráveis enquanto respeita o meio ambiente. A história pessoal de Alex, e a paixão que herdou de seu pai pela preservação, culminaram no desenvolvimento desse circuito inovador.

A experiência de visitação é controlada e monitorada, garantindo a segurança e a qualidade da jornada para grupos de até oito pessoas. Essa abordagem cuidadosa e responsável demonstra o compromisso do circuito com a preservação ambiental e a experiência excepcional dos visitantes.


Saiba mais sobre a Press Trip que incluiu o local aqui

Fonte:

Deixe seu comentário