Portal da Cidade Registro

Agronegócio

Concurso Estadual que premiará as melhores cachaças paulistas recebe amostras

A iniciativa, realizada pela Secretaria de Agricultura de SP, tem o objetivo de valorizar um dos mais emblemáticos produtos da cultura nacional

Publicado em 16/03/2024 às 10:56
Atualizado em

Já começaram a chegar as primeiras amostras de cachaças produzidas no Estado de São Paulo, que serão avaliadas pela comissão técnica do I Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista - CACHAÇA.SP 2024. As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de maio e estão disponíveis nesse link https://www.agricultura.sp.gov.br/web/concurso-cacha%C3%A7a. Lá também é possível acessar o regulamento.

O concurso é uma iniciativa do Governo de São Paulo, que está sendo realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado, com o objetivo de valorizar um dos mais emblemáticos produtos da cultura brasileira: a cachaça. Trata-se de um verdadeiro patrimônio cultural, social e econômico do nosso país e São Paulo se destaca como um dos principais produtores e exportadores da bebida feita de cana-de-açúcar. Além disso, as cachaças produzidas em solo paulista estão sendo reconhecidas em concursos nacionais e internacionais de destilados.

“Valorizar e reconhecer as melhores cachaças paulistas contribui para a sustentabilidade da cadeia no estado, estimula a utilização de tecnologias, produtos e serviços que promovam a qualidade e as boas práticas de fabricação”, afirma Elisangela Jeronimo, pesquisadora da Apta Regional, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), ligada à SAA. Segundo ela, "o concurso será um importante referencial de qualidade tanto para os produtores, quanto para os consumidores".

O concurso é gratuito, portanto, isento de taxa de inscrição. Mas vale ressaltar que somente serão aceitas cachaças devidamente registradas junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e exclusivamente produzidas no Estado de São Paulo. Poderão ser inscritas nas categorias branca, armazenada e envelhecida.

“Recomendo que os produtores de São Paulo não percam tempo. A concorrência é grande, tem muita cachaça de qualidade sendo produzida em todo o Estado. E esse é o momento de mostrar ao Brasil a excelência das cachaças paulistas”, afirma Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

A comissão organizadora é composta por representantes da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), por meio do (Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça (Gecca), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e da Coordenação das Câmaras Setoriais e Temáticas, ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.


Fonte:

Deixe seu comentário