Portal da Cidade Registro

Vida saudável

Cultura de saúde é o tema do “Inspira – Ações para uma Vida Saudável” do SescSP

Os encontros serão mediados por Bianca Magdalena, arte-educadora e antropóloga que desde 2014 realiza ações em arte-educação e meio ambiente no Vale

Publicado em 19/04/2024 às 18:25

No Sesc Registro, encontros nesta sexta e no sábado dialogam sobre o uso de plantas medicinais com agricultores quilombolas do Vale do Ribeira.

O Sesc São Paulo realiza a sétima edição do Inspira – Ações para uma Vida Saudável, iniciativa dedicada a estimular reflexões sobre saúde e qualidade de vida, e a transformar paradigmas e visões sobre o tema. São mais de 170 atividades, a maioria gratuita e aberta a todas as pessoas, em 38 unidades, na capital, Grande São Paulo, litoral e interior.

Com o tema cultura de saúde, a programação contempla fóruns, palestras, cursos, vivências e intervenções artísticas que colocam a saúde como elemento de influência e harmonia nas relações interpessoais. A proposta é compreender, em suas múltiplas abordagens, o que é ter saúde e ser saudável.

“As dimensões da saúde, articuladas às contradições que mobiliza, estabelecem um plano de fundo para reflexões panorâmicas sobre o tema. O Sesc tem por compromisso o fomento à qualidade de vida, apostando em uma ação sociocultural que possa oferecer situações de convivência, reflexão, diálogo e fruição, estimulando assim um cotidiano sistematicamente saudável e propício para o cuidado comunitário”, explica Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.

Em Registro: conhecimento tradicional no uso de plantas medicinais

Dentro da programação do Inspira – Ações para uma Vida Saudável o Sesc Registro realiza nesta sexta e no sábado (dias 19 e 20) os encontros Cultura e Saúde: uso de plantas medicinais através do conhecimento tradicional, com a participação de mestres de saberes da Mata Atlântica, os agricultores quilombolas, viveiristas e coletores de sementes do Vale do Ribeira, João da Mota e Maria Tereza Vieira, do quilombo Nhunguara, em Iporanga/SP.

Serão compartilhados os conhecimentos tradicionais dos quilombolas associados às plantas da Mata Atlântica para o cuidado com a saúde. Também haverá um bate-papo sobre etnobotânica e uma vivência para orientar os participantes sobre como plantar mudas de plantas medicinais e alimentícias não-convencionais para cultivo doméstico.

Os encontros serão mediados por Bianca Magdalena, arte-educadora e antropóloga que desde 2014 realiza ações em arte-educação e meio ambiente no Vale do Ribeira.


Serviço

Inspira - Ações para Uma Vida Saudável

Sesc Registro

19/4, sexta, 14h às 17h (turma 1)

20/4, sábado, 14h às 17h (turma 2).

Sala de Múltiplo Uso 3. Não recomendado para menores de 18 anos.

Grátis. Retirada de senhas com 30 min de antecedência.

Acesse a programação completa em: sescsp.org.br/inspira 


Fonte:

Deixe seu comentário