Portal da Cidade Registro

Cultura

24ª Festa do Sushi atrai milhares de pessoas

o mais tradicional evento gastronômico da região

Publicado em 24/06/2019 às 23:25
Atualizado em

Novidades como o Chicken Gobô (frango com raiz de bardana) e a demonstração de Shodô (caligrafia oriental) fizeram sucesso nesta edição. 

Na semana em que os japoneses celebraram os 111 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a vigésima quarta Festa do Sushi contou com a presença ilustre do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi que brindou as boas relações entre os países irmãos, o sentimento de gratidão pela acolhida dos brasileiros e o público, presente na cerimônia de abertura.

Como nos anos anteriores, a Festa do Sushi promoveu o mais tradicional e diversificado evento gastronômico com ampla variedade da culinária japonesa e brasileira. A programação cultural e musical teve apresentações locais como os jovens do Grupo Ribeira Ryofu Daiko com sua incrível batida do taiko e toda a vitalidade do Matsuri Dance, entre outros. O cantor e compositor Joe Hirata, além das atrações inéditas como o “Yamata no Orochi” do grupo Kagura do Brasil e Yuzo Akahori – o Shamisen player com a sonoridade única do seu instrumento milenar agraciou o grande público que foi prestigiar o evento. De acordo com a organização, o evento alcançou a expectativa de receber 10 mil pessoas, nos dois dias da Festa.

Na ocasião, o prefeito Gilson Fantin disse que “a Festa do Sushi é comprovadamente o evento gastronômico mais tradicional do Vale do Ribeira. A Festa contribui para a economia e o turismo local, aproxima as duas culturas e as pessoas que vêm confraternizar conosco”.

A Festa contou com uma tradição chamada “Kagamiwari”, um ato em que a tampa de um barril de saquê é quebrada e a bebida é servida aos presentes para brindar. Na crença, o kagamiwari traz bons fluidos e sorte.

A Festa é realizada pela Associação Cultural Nipo-brasileira de Registro, o Bunkyo, em parceria com a Associação Cultural e Esportiva de Registro - ACER e a Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Também participaram da cerimônia de abertura: a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Registro, Maria Amélia Fantin; o presidente da Fenivar, Toshiaki Yamamura; o diretor do Prodesp e Poupatempo, Murilo Macedo; representando o deputado federal, Samuel Moreira e o deputado estadual, Ricardo Madalena, Felipe Raphael; a presidente do Bunkyo de Sete Barras, Kiomi Ota; o secretário de Cultura e Turismo de Registro, Carlos Alberto Pereira Junior; o presidente do Bunkyo de Peruíbe, Yuko Yamakawa; o presidente da ACER, Mário Soshin Sakagawa; o presidente do Convênio Cidades-Irmãs Registro-Nakatsugawa, Kunihiko Takahashi; o presidente do Conseg, Dilson Tsunoda, o secretário de Planejamento Urbano e Obras de Registro, o presidente do Bunkyo de Registro, Irineu Makoto Kawajiiri, Roberto Francelino e o gerente adjunto do SESC Registro, Ricardo Silvestre


Fonte:

Deixe seu comentário