Portal da Cidade Registro

Casa Caiçara

Cananeia está prestes a perder mais um espaço de cultura e arte

“Casa Caiçara” pode ser concedida ao Consórcio Balsa Nova, responsável pela Travessia Cananéia–Ilha Comprida para criação de um escritório administrativo

Publicado em 27/08/2019 às 23:48

Uma situação que pode ter consequências para todos os grupos, instituições e coletivos culturais que utilizam a Casa Caiçara “Pref. Armando Lisboa da Veiga”, em Cananéia/SP, espaço este que desde 2012 é utilizado como um centro de atividades culturais da cidade, está prestes a acontecer. 

Existe a proposta do prédio público ser oferecido ao Consórcio Balsa Nova - formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços e Trairi Comércio de Derivados de Petróleo - responsáveis pela Travessia Cananéia/Ilha Comprida, para criação de um escritório administrativo. 

No dia 10 de agosto, um deputado federal esteve em Cananéia na inauguração do novo itinerário da Balsa, que passa a operar 24 horas a travessia Cananéia x Ilha Comprida. Conforme notícias informalmente obtidas, a prefeitura tem interesse em manter o escritório da concessionária em Cananéia e não na Ilha Comprida - como foi supostamente proposto naquele momento – portanto o Prefeito teria ofertado a Casa Caiçara para instalação do setor administrativo. 

Uma das atividades permanentes que acontece na Casa Caiçara é oferecida pelo Coletivo Na Ginga da Maré, que trabalha naquele espaço desde 2015 com o ensino e a prática da Capuêra Angola para crianças, jovens e adultos. Na semana passada o grupo foi chamado no Departamento Municipal de Turismo e Cultura para uma conversa com a atual diretora da pasta e o assessor de cultura, que informaram sobre essa concessão. Foi levantada a possibilidade pela Prefeitura para que eles utilizassem outro espaço público do município, porém a cidade não dispõe de um lugar com as mesmas vantagens da Casa Caiçara (espaço, localização, visibilidade e acesso) e o posicionamento do grupo não é ser contra desenvolver seu trabalho em outro lugar, mas sim o retrocesso de acabar com um dos poucos espaços públicos da cidade que possui um rico histórico de atividades culturais, educacionais, sociais, ambientais e de lazer e que é utilizado por diversos grupos, coletivos e instituições para realizem suas atividades de forma gratuita, livre, irrestrita e aberta a população. 

A Câmara dos Vereadores, em sua última sessão ordinária, se posicionou em prol das reivindicações do movimento que se formou para defender a Casa Caiçara, o #OcupaCasaCaiçara, e todos os vereadores, de forma unânime, se posicionaram à favor da causa. Um abaixo-assinado online foi elaborado e quem tiver interesse em assinar é só acessar: https://cutt.ly/4wkvomb 

Uma ação popular foi protocolada no Fórum de Cananeia através de um advogado que abraçou a causa e a qualquer momento teremos um posicionamento judicial. Queremos tentar uma solução e reverter essa imposição, mantendo público e aberta a Casa Caiçara, com garantia de atividades sociais, culturais, ambientais, educacionais e de lazer para crianças, jovens e adultos, residentes ou não da cidade. 

Vale lembrar que a reforma deste espaço foi feita com recursos de um convênio entre a Prefeitura de Cananeia e a Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (Processo SCTDE nº 592/05), cujo objeto era a construção de um Centro Receptivo Turístico. Este convênio visava o desenvolvimento turístico da região do lagamar, fazendo parte de um projeto maior, envolvendo o Ministério da Integração Nacional (Convênio nº 89/2005-MI). 

SEMANA DE ARTE E CULTURA – Entre os dias 1 e 7 de setembro, a Casa Caiçara irá manter uma programação de atividades culturais em todos os períodos, livres e aberta a população com teatro, música, oficinas, rodas de conversa e muito mais. A casa está aberta a todos! Se você é artista e quiser somar conosco, o palco está aberto! #OcupaCasaCaiçara.      


Fonte:

Deixe seu comentário