Portal da Cidade Registro

Cultura

Giralua oferece oficinas de artes plásticas e oralidade para moradores do Vale

Ao todo, serão disponibilizadas 90 vagas, gratuitas, para os moradores da região que querem uma oportunidade de mergulhar na memória, afeto e boas história

Publicado em 09/06/2021 às 02:37
Atualizado em

Com o objetivo de propagar memória, afeto, boas histórias e arte-educação, o projeto Histórias do avô do bisavô de Agripino – Memória e afeto na comunidade, segue para a realização de sua 2ª etapa, em que serão oferecidas três oficinas arte educativas online, de 9 a 19 de junho, voltada a toda população do Vale do Ribeira, com apoio das cidades parceiras: Apiaí, Ilha Comprida, Sete Barras e Registro. Serão oferecidas 30 vagas gratuitas para cada oficina e as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de junho.

O projeto foi premiado no Edital Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra, Indígena e Plural no estado de São Paulo 2019 do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), conta com a produção da Giralua Companhia de Artes e realização do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

As oficinas oferecidas são nas áreas da literatura e de artes plásticas. “Madonas de Barro” é voltada para o público adulto; “Marcenaria Lúdica - Brinquedos de madeira” é indicada para a família fazer junto com as crianças, com material enviado pela coordenação para as residências das inscrições confirmadas. Já no campo da oralidade e narração de histórias, será oferecida a oficina “A Arte de Narrar Histórias”.

A adaptação para a transmissão virtual das três oficinas se deu por conta da situação emergencial decorrente da pandemia, com acesso aos cursos pela plataforma Google Meet. Com gratuidade em todas as ações, são 90 vagas no total incluindo as três oficinas oferecidas para a população do Vale do Ribeira.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.giraluateatro.com

Datas das oficinas:

A Arte da Narração de Histórias, com Val do Varal: 9 de junho, das 19h às 21h

Madona de Barro (escultura): 12 de junho, das 15h às 17h

Marcenaria Lúdica (brinquedos de madeira): 19 de junho, das 15h às 17h

Sobre as Oficinas

Marcenaria Lúdica – Construção de brinquedos de madeira

A proposta de oficina para pais e filhos, foca seu tema na construção prática de um objeto de madeira e a introdução à marcenaria, suas ferramentas e aplicações. Visa propor um momento de criatividade e aprendizado entre crianças e seus protetores. A meta é o encontro com pais e crianças das cidades para vivenciarem uma volta no tempo e resgate desta possibilidade de criarem juntos singelos brinquedos de madeira, exercitando montagem, encaixe e lixa.

As crianças lixam as superfícies os adultos se preocupam com as arestas, encaixes e outros, gerando uma troca intergeracional que traz a forma final um produto feito de madeira, no qual todas as ferramentas da marcenaria se apresentaram e criado pela cumplicidade criativa dos pequenos e seus tutores.

Coordenação: Artista Visual e marceneiro Alessandro Brandão

Todos os participantes, com inscrição confirmada, receberão o kit com materiais em suas residências.

Oficina: Madonas de barro - Esculturas em argila

A figura da mãe com o filho nos braços é um símbolo universal de conotação inspiradora, quanto a sua importância ao amor materno. As madonas, figuras representando Nossa Senhora com o menino Jesus em seus braços, foram eternizadas pelos mais importantes artistas de todos os tempos e, também, pelos artesãos brasileiros. O objetivo desta oficina é a modelagem em argila de madonas, onde o participante terá a oportunidade de construir quantidades variadas de imagens aprimorando em cada uma delas a condição técnica da manipulação do material e seus instrumentos de trabalho.

Coordenação: Alessandro Brandão

A todos participantes, com inscrição confirmada, será solicitado 1KG de argila para a criação de uma escultura.

Oficina: Arte de Narrar Histórias

Oferecer uma vivência prática e troca cultural com os participantes sobre a arte de contar histórias sensibilizando para a importância de contar, divulgar e preservar a tradição popular divulgada pela oralidade e pelas coletâneas, incentivando a apreciação e fruição das narrativas junto à comunidade. Nesta oficina, faremos uma imersão no universo da arte de contar histórias focando em narrativas curtas, em especial contos tradicionais, sensibilizando os participantes para a importância desta ação em nosso tempo presente, propondo uma metodologia de troca e memorização de histórias impulsionando o desenvolvimento de iniciativas livres. Procedimentos para memorização de contos Estudo da sequência narrativa - Climas do conto, ritmo e pulsação (aventura, amor, medo); adjetivos e descrição do conto.

Coordenação: Val do Varal

Fonte:

Deixe seu comentário