Portal da Cidade Registro

Bon Odori

Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko se apresentará durante festividade

A 59ª edição do Bon Odori que acontecerá neste sábado (17), no Templo Budista, é uma das celebrações mais tradicionais da cultura japonesa e do município

Publicado em 14/08/2019 às 22:51

Com apoio da Prefeitura de Registro, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Associação Cultural Nipo-brasileira de Registro (Bunkyo), a 59ª edição do Bon Odori que acontecerá neste sábado, 17/08, no Templo Budista, é uma das celebrações mais tradicionais da cultura japonesa e do município que é reconhecido como marco da Colonização Japonesa no Brasil. 

Além da rica gastronomia oriental uma das principais atrações culturais será do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko que trará o ritmo dos tambores japoneses (taikôs) de Okinawa, tocado por cerca de 30 integrantes.

Programação:

18h00 – Missa

18h30 – Cerimônia de Abertura

19h00 – Distribuição de Moti

19h10 - Bon Odori

20h15 – Wadaiko do Bunkyo de Registro

20h45 - Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko

21h15 – Bon Odori

22h00 – Grupo Minyo Yamatokai

22h45 – Distribuição de Moti

22h50 – Matsuri Dance

23h00 - Encerramento

Sobre o Ryukyu Koku Matsuri Daiko:  

Ryukyu Koku Matsuri Daiko significa “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu” e foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de preservar e difundir a cultura e as tradições locais por meio de manifestações artísticas usando o eisā como referência em suas coreografias.

Atualmente, a matriz do grupo em Okinawa é reconhecida pelo governo devido ao trabalho de cunho social que desenvolve com seus jovens. Manifestações artísticas são mescladas com danças e músicas tradicionais da ilha. As coreografias e ritmos contemporâneos fazem uma espécie de fusão do tradicional com o moderno e, dessa forma, aproxima e revela às novas gerações a riqueza e a beleza da sua própria cultura, que conserva e revigora o chamado “espírito uchinānchu”.

A filial brasileira, fundada pelo sensei Naohide Urasaki desde 1998, também exerce o papel de sua matriz, um pouco daquilo que todo uchinānchu tem: a alegria, o respeito aos mais velhos, a consciência de que tudo hoje é graças aos antecessores, como a beleza da cultura japonesa representada não apenas pelas roupas coloridas, músicas ou coreografias, mas pelo sentimento que tudo isso traz.

O Ryukyu Koku Matsuri Daiko possui hoje 10 filiais em Okinawa, 36 no restante do Japão e 10 filiais no exterior, que estão localizadas nos Estados Unidos (Los Angeles e Havaí), Brasil, Argentina, Peru, Bolívia e México.

Em Outubro de 2012, o grupo contava com cerca de 2500 membros, sendo o Brasil a filial mais populosa, com cerca de 600 membros.


Fonte:

Deixe seu comentário