Portal da Cidade Registro

Cinema Latino

Hoje é dia de curtas do Paraguai na Mostra Latino-Americana

Filmes da serão exibidos, gratuitamente, de 1º a 20 de dezembro pela plataforma Cultura em Casa

Publicado em 02/12/2020 às 21:00
Atualizado em

Cena do curta paraguaio Kurusu Rebelde

O Memorial da América Latina, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Secretaria de Relações Internacionais lançaram a Mostra Latino-Americana de Curtas, que conta também com o apoio e realização da Organização Social Amigos da Arte.

A proposta é exibir curtas metragens dos países latino-americanos para promover a divulgação da produção cinematográfica contemporânea da região.

Os filmes estão sendo exibidos gratuitamente pela plataforma www.culturaemcasa.com.br, de 1º a 20 de dezembro.

A Mostra prevê também um Ciclo de Palestras, sempre às 14h, com temas voltados para a produção audiovisual e a cultura de cada país, sob os cuidados do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), responsável pela organização do evento.

Cada noite da Mostra será dedicada a um país latino-americano, com a exibição de até no máximo cinco títulos por país. Já estão confirmadas as participações de curtas do Paraguai, Nicarágua, República Dominicana, Argentina, Equador, Uruguai, México, Cuba e Brasil.


Plataforma Cultura em Casa


Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Organização Social Amigos da Arte, no início da pandemia, a plataforma #CulturaEmCasa já teve mais de 1,2 mil conteúdos, entre espetáculos, palestras, aulas, podcasts, shows e concertos. O projeto ganhou visibilidade e tem sido acessado por pessoas em diversos estados e países.


Programação


Na programação desta quarta-feira, dia 2 de dezembro, os curtas disponíveis são do Paraguai. 

Confira abaixo os títulos disponíveis para assistir:



KARAI NORTE | Mostra Latino-Americana de Curtas

20min – 2009 – Drama – MIRA – Paraguai

Direção: Marcelo Martinessi


Um homem, uma mulher. Um encontro casual os impele a reviver momentos que ambos estão tentando esquecer. Baseado em um clássico da literatura paraguaia, o filme ganhou como melhor curta-metragem o Prêmio do Público, no Festival Equador Cero Latitud, em 2009, e no Festival de Cinema AXN, em 2010.

ASSISTIR AQUI




KIRIRÎ (SILÊNCIO) | Mostra Latino-Americana de Curtas

13min – 2018 – Drama – Arraigo Expresión Audiovisual – Paraguai

Direção: Miguel Agüero

Elenco: Diana Escobar, Arianne Cabrera, Carlos Abadie.


Em plena ditadura militar, um calmo silêncio envolve a vida camponesa de uma avó e de sua neta, no interior do Paraguai. Uma ausência repentina, no entanto, torna esse silêncio um tormento. Este filme é em memória de todas as meninas vítimas da ditadura cívico-militar de Alfredo Stroessner, no Paraguai (1954–1989).

ASSISTIR AQUI




MITA´I | Mostra Latino-Americana de Curtas

12min – 2011 – Drama – Arraigo Expresión Audiovisual – Paraguai

Direção: Miguel Agüero


Matías tem 17 anos e quer voltar a estudar, mas não pode porque precisa de uma aula especial que, na comunidade onde mora, não existe. Ele também está encarregado de cuidar de seus irmãos mais novos desde que a mãe e sua irmã mais velha foram trabalhar na capital.

ASSISTIR AQUI




LA VOZ PERDIDA | Mostra Latino-Americana de Curtas

11min – 2016 – Drama – La Babosa Cine – Paraguai

Direção: Marcelo Martinessi


A partir de uma entrevista original sobre o massacre de Curuguaty, cidade ao nordeste da região oriental do Paraguai, “A Voz Perdida” faz um questionamento sobre fatos históricos recentes do país.

ASSITIR AQUI




KURUSU REBELDE | Mostra Latino-Americana de Curtas

28min – 2015 – Drama – Arraigo Expresión Audiovisual – Paraguai

Direção: Miguel Agüero

Elenco: Enrique Vera, Teresita Pesoa, Dante Silvera


Blásida, uma senhora de oitenta anos, viaja acompanhada por seu neto, Felipe, para procurar os restos mortais de seu marido, desaparecido durante a ditadura militar de Alfredo Stroessner. Ela contrata Pablino, um camponês que diz conhecer o lugar onde está enterrado o marido de Blásida. Pablino guia os dois até um local conhecido como Kurusu Rebelde, a cruz rebelde.

ASSISTIR AQUI

Fonte:

Deixe seu comentário