Portal da Cidade Registro

História

Sesc Registro lança “Paisagens Postais” com fotografias de Miguel Chikaoka

Série de cartões-postais exibe diversidade de cenários e culturas tradicionais do Vale do Ribeira, em comemoração aos 100 anos do KKKK

Publicado em 28/12/2022 às 11:08

(Foto: Lívia Badur)

O Sesc Registro lança a série “Paisagens Postais” para marcar a celebração dos 100 anos de histórias do conjunto arquitetônico onde a unidade está instalada. Com fotografias de Miguel Chikaoka, que é natural da cidade de Registro e um dos grandes nomes da fotografia brasileira, os cartões-postais apresentam paisagens, comunidades tradicionais e patrimônios histórico-culturais do território do Vale do Ribeira.

“Paisagens Postais” remete a histórias, culturas e cenários de uma região singular: um dos pontos mais antigos de colonização do Brasil, o Vale do Ribeira guarda uma das mais significativas áreas contínuas e preservadas de Mata Atlântica do país e abriga comunidades locais diversas que resistem e vivem de acordo com seus modos de vida tradicionais. O ensaio fotográfico produzido por Miguel Chikaoka é um convite a viajar por esse Vale múltiplo e diverso, a conhecer a beleza de suas localidades e a riqueza cultural de seus povos e a descobrir as histórias que envolvem paisagens e comunidades retratadas.

As fotografias destacam a arquitetura de estilo fabril que predomina no prédio centenário que hoje é o Sesc Registro - construído em 1922 pela companhia Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (KKKK), administradora da colonização japonesa no Vale do Ribeira no início do século passado. No conjunto arquitetônico, tombado como patrimônio histórico, funcionou o maior engenho de arroz da América Latina, além de armazéns e escritórios.

Ainda com o olhar voltado à riqueza patrimonial e histórico-cultural da região, a série traz outro exemplar arquitetônico que se destaca no cenário rural do município de Registro: a edificação com elementos construtivos tipicamente japoneses que abrigou, no mesmo imóvel, uma fábrica de chá e a residência de uma tradicional família de imigrantes japoneses locais, os Shimizu, que chegaram a Registro em 1925, por meio da companhia colonizadora KKKK.

Paisagens naturais e culturais

Para a produção do ensaio fotográfico, Miguel Chikaoka afirma que buscou estender o olhar para além do horizonte do conjunto arquitetônico que completa 100 anos. “O trabalho possibilitou explorar tanto a questão do prédio como patrimônio e sede da administração do assentamento dos japoneses no Vale do Ribeira, da forte presença da colônia japonesa na região, como também trouxe referências que remetem a tempos históricos ancestrais, em que os habitantes locais eram as comunidades indígenas, caiçaras, negras e quilombolas”.

Nos postais, continua o fotógrafo, estão expressas não somente paisagens, mas o contexto humano e social das culturas tradicionais do Vale do Ribeira - como se fosse um pequeno mural, um mosaico que mostra como é e quem vive na região onde o prédio centenário foi construído. Ao fotografar um dos cenários na Enseada da Baleia, em Cananeia, Chikaoka revela que se viu em um tempo mais remoto. “Me transportei no tempo, como se o momento atual não existisse, como se houvesse somente os habitantes tradicionais locais. Porque ali é uma paisagem que se mantém, não digo totalmente intacta, mas quase como era antes da ocupação do território pelos colonizadores”.

A ilustração que compõe o envelope do “Paisagens Postais” é de Carla Takushi, artista gráfica e muralista que também é natural da cidade de Registro e tem atuado em projetos voltados ao Vale do Ribeira. A arte traz indicações e contextualiza as localidades e comunidades retratadas.

Serviço:

Sesc Registro – Projeto KKKK: 100 Anos de histórias

Paisagens Postais Com Miguel Chikaoka

Grátis. Edição limitada.

Informações sobre a distribuição do material na Central de Atendimento: (13) 3828-4950

Parte das fotografias de Miguel Chikaoka pode ser apreciada também na série #MosaicoDoSesc em https://www.instagram.com/sescregistro/

Fonte:

Deixe seu comentário