Portal da Cidade Registro

Meio Ambiente

Empresa divulga projetos que serão contemplados em seu primeiro Edital da Água

Unesp Registro é uma das contempladas. A iniciativa é apoiar organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior na gestão da água

Publicado em 06/06/2019 às 07:20
Atualizado em

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, divulga os dez projetos que serão contemplados em seu primeiro Edital da Água. A iniciativa irá apoiar organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior que tenham ações voltadas à gestão e disponibilidade de água. 

Os vencedores são: 

Filtros Ecológicos para Reuso das Águas Cinzas/FUNPET (Capela e Japaratuba – SE) 

Capacitação da Comunidade para Implantação de Fossas Sépticas/Associação Cerrado Vivo Para Conservação da Biodiversidade (Patrocínio – MG) 

Aquicultura Multitrófica/UNESP (Cajati – SP) 

Tratamento de Sub-bacias do Rio Uberaba com Moringa Oleifera/UFTM (Uberaba – MG) 

Diagnóstico de Áreas Prioritárias para Recomposição Florestal/UNIUBE (Uberaba – MG) 

Sistema de Captação de Água das Chuvas/Desafio Jovem Betel (Paranaguá – PR) 

Jogo Mobile para Educação Ambiental/FURG (Rio Grande – RS) 

Programa Plantando Águas – Jardins Filtrantes, Reciclagem e Compostagem/Iniciativa Verde (Cajati – SP) 

Água é Vida – Recuperação de Nascentes na Comunidade de Macaúba/UFG (Catalão – GO) 

Capacitação em Conservação da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba/Fundação Mamíferos Aquáticos (Capela e Rosário do Catete – SE) 

Deste total, sete receberão prêmios de até R$ 32 mil cada e três prêmios de até R$ 52 mil cada. 

Arthur Liacre, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, acredita que essa ação reforça o compromisso da empresa em apoiar iniciativas que assegurem a disponibilidade de água de qualidade às gerações futuras nas comunidades em que atuamos. “Escolhemos projetos que refletem os valores da Mosaic Fertilizantes em um dos pilares mais importantes: a água. Ficamos positivamente surpresos com a diversidade de propostas, que vão desde ações efetivas até pesquisas para o desenvolvimento de novas soluções”, afirma. 

A empresa recebeu quarenta e quatro inscrições dos diversos municípios onde atua. As inscrições foram realizadas pelo site do programa entre 22 de março e 29 de abril. Os projetos foram avaliados de acordo com o regulamento divulgado e escolhidos por um júri selecionado, que contou com a participação de Wilson Cabral, professor associado do Instituto de Tecnologia Aeronáutica e autor do livro “Gestão das águas no Brasil: reflexões, diagnósticos e desafios”, Giuliana Chaves Moreira, pesquisadora associada do Pacific Institute, responsável por pesquisas e análises de gerenciamento corporativo da água no Brasil e Samuel Barrêto, gerente nacional de água do The Nature Conservancy, além de representantes de diversas áreas da empresa. 

A formalização da doação e gestão dos repasses será realizada até dezembro deste ano e o monitoramento dos projetos vencedores acontecerá até julho de 2020. 

Este projeto teve o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) como parceiro técnico e responsável pela gestão. A Mosaic Fertilizantes é membro do Pacto Global Brasil e possui uma agenda de iniciativas de sustentabilidade alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU. 


Fonte:

Deixe seu comentário