Portal da Cidade Registro

Educação

Parceria pela Valorização da Educação garante continuidade no Vale do Ribeira

Iniciativa do Legado das Águas e Instituto Votorantim teve atividades formativas com gestores e educadores

Postado em 06/02/2020 às 10:19

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), iniciativa do Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país – em parceria com o Instituto Votorantim e a Secretaria de Educação de Juquiá, encerrou 2019 beneficiando indiretamente 2.121 alunos da rede municipal de ensino. Com celebração dos bons resultados, o PVE terá continuidade dos trabalhos neste ano. 

“Pelo quarto ano seguido, o PVE contribuiu nos debates para melhoria na qualidade do ensino na rede pública em Juquiá. Percebemos que a cada ano a proposta de união em prol desse objetivo está mais consolidada junto aos gestores, educadores e comunidade. O engajamento do grupo de mobilizadores, formado também por jovens do ensino médio, foi importantíssimo para enriquecer as conversas e podemos comemorar a continuidade da parceria neste ano, em acordo com a Prefeitura”, afirma Daniela Gerdenits, consultora de Responsabilidade Social da Reservas Votorantim.

Em 2019, o foco foi o processo de observação de aulas e um dos destaques do final do 4° ciclo foi o evento de mobilização, que reuniu cerca de 100 pessoas no CCI (Centro Comunitário de Idosos). Na ocasião, estudantes de três escolas do ensino médio apresentaram enquetes abordando temas como o bullying e a falta de diálogo com familiares e educadores, além de apresentarem os resultados de um levantamento com 16 questões realizado junto a 200 jovens, baseado na PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esses assuntos, assim como questões ligadas à inclusão, depressão e respeito à diversidade, foram elencados pelo grupo jovem de mobilizadores, formado por 30 adolescentes, com idades entre 16 e 19 anos, para serem trabalhados posteriormente em sala de aula no ensino fundamental.

Outros momentos importantes que marcaram o término das atividades anuais em 2019 foram o Seminário de Boas Práticas, que reuniu cerca de 40 gestores e educadores para apresentação de iniciativas bem-sucedidas ao longo do ano, e a reunião com o secretário de educação e sua equipe para pactuação do PVE em 2020, garantindo a realização do programa pelo quinto ano consecutivo em Juquiá.

O PVE busca contribuir para a melhoria da educação pública, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar. Inspirado na mensagem “Estar presente faz a diferença”, o programa investe no acompanhamento das aprendizagens e na qualificação dos processos de formação contínua dos educadores.


Fonte:

Receba as notícias de Registro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário