Portal da Cidade Registro

Esportes

Etapa paralímpica dos Jogos Escolares de SP estão com inscrições abertas

São 14 modalidades disponíveis para atletas com deficiência

Publicado em 20/02/2024 às 16:07

O Governo de São Paulo abriu as inscrições para a etapa paralímpica dos Jogos Escolares do Estado (JEESP), iniciativa esportiva que gera o intercâmbio entre estudantes de escolas públicas e privadas. A ação acontece por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Esportes, Educação e o Centro Paula Souza, e oferece 14 modalidades para atletas com deficiência.

Até dia 31 de março, alunos com deficiência física, intelectual ou visual das redes de ensino estadual, municipal e privada, além das escolas técnicas estaduais, poderão se inscrever nas disputas de atletismo, basquete em cadeira de rodas 3 X 3, bocha paralímpica, futebol de 5, futebol de 7 (PC), goalball, judô, natação, parabadminton, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo e halterofilismo.

"Este evento não é apenas uma competição, mas uma celebração do potencial ilimitado de nossos jovens atletas com deficiência e um marco no esporte e na inclusão social. Estamos comprometidos em oferecer igualdade de oportunidades e reconhecimento, pois acreditamos que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. Encorajo todos os estudantes elegíveis a se inscreverem e fazerem parte desta jornada inspiradora. Vamos juntos descobrir e apoiar os novos talentos do esporte paralímpico", destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Além de promover a integração entre os estudantes de todo o estado, os Jogos Escolares buscam favorecer a descoberta de novos talentos que possam ser indicados para participar dos programas “Bolsa Talento Esportivo” e “Centro de Excelência Esportiva”, da Secretaria de Esportes. Os Jogos também fomentam a prática esportiva por jovens com deficiência nas escolas, além de selecioná-los para as Paralimpíadas Escolares.

“Essa etapa paralímpica do JEESP é uma grande vitória para a comunidade esportiva. É um sinal claro de que o poder público está empenhado em ampliar o mapa do paradesporto em todo o território nacional, criando novas ferramentas para o fomento dessa prática. O Governo de São Paulo segue cumprindo fortemente o seu papel em promover inclusão e integração por meio do esporte”, disse a secretária de Esportes, coronel Helena Reis.

Serviço

Inscrições para alunos com deficiência nos Jogos Escolares Paralímpico 2024

Prazo: até 31 de março de 2024

Inscrições gerais: https://forms.gle/67YKWyKQT2b96AWW9 

Regulamento: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/02/Regulamento_JEESP_2024.pdf 


Fonte:

Deixe seu comentário