Portal da Cidade Registro

Remador ilustre

Ilha recebe Adelson Rodrigues, 61 anos, da Expedição “Oiapoque ao Chuí”

Atleta foi o primeiro brasileiro a remar toda a costa brasileira com caiaque oceânico

Publicado em 09/10/2022 às 09:27

O canoísta Adelson Carneiro Rodrigues, 61 anos, idealizador da Expedição “Oiapoque ao Chuí com Caiaque Oceânico” foi recepcionado na Ilha Comprida, na terça 04/10, pelo prefeito Geraldino Júnior. Adelson contou que a Expedição é a realização de um sonho de vinte anos, planejado por cinco anos e colocado em prática no dia 17 de fevereiro de 2020, quando embarcou, no Oiapoque (AP), para desbravar a Costa Brasileira. Adelson, que também é atleta e educador físico, já percorreu 6.378 km dos mais de 8.000 km que o levarão ao destino final, Chuí (RS).

Adelson chegou na Ilha na segunda 03/10 e também foi recepcionado pelo diretor da Divisão de Esportes, Gonçalo Neto, e pelo professor de Canoagem, Thiago Pupo (treinador campeão olímpico de Paracanoagem). Adelson contou que já foram 3milhões 603 mil remadas pela Costa em 245 dias no mar, onde conheceu lugares espetaculares, cenas incríveis, sempre recebido com muita hospitalidade nas cidades por onde passou. “A Costa Brasileira é um dos lugares mais bonitos do mundo. Temos biomas que não existem em nenhum lugar do Planeta. Temos a Costa dos Corais, trechos onde o sertão encontra o mar, é fantástico”, contou.

Na rotina da expedição, Adelson rema – conforme condições climáticas - a média de 30 km/dia em cerca de cinco a seis horas. Além de conhecer as cidades litorâneas, também ministra palestras sobre a aventura. A expedição, que atingiu cerca de 80% do trajeto, pode ser acompanhada pelas redes sociais de Adelson. Também está no forno o lançamento de um livro deste desafio. Adelson tem outros dois livros "Atraído Pela Montanha" e "Meu Norte", que também narram desafios vencidos e sonhos realizados.

Ao parabenizar Adelson pela expedição, o prefeito Geraldino Júnior destacou o grande potencial náutico do país e, em especial, da região Lagamar. O prefeito citou a estrutura náutica em fase final no Mar Pequeno, idealizada justamente para impulsionar o setor náutico na região. Após conhecê-la, o navegador Adelson apontou a estrutura como uma das mais completas do país. “É uma estrutura de primeiro mundo. Isso não existe na Costa Brasileira. Em muitas cidades, há áreas improvisadas, não como essa que será uma referência no país. Pretendo voltar”. Na Ilha até a quinta 06/10, Adelson conhece hoje os principais pontos turísticos e amanhã, segue para viagem para Pedrinhas.

Emoções da Expedição

Ao abordar as emoções da Expedição, Adelson conta que neste longo período no mar , não se sentiu só. “O único desafio do trajeto é a gente se integrar na natureza. Não existe solidão, existe o som dos golfinhos, das ondas, do vento ...”. O maior aprendizado da expedição? “Aprendi a prestar mais atenção nas coisas, na natureza, ter humildade, calma, paciência, remando, cumprindo o percurso. Sempre fui impaciente”, contou. E sobre as descobertas? “Sempre digo que o mar nunca é igual. Um mesmo lugar num dia é de um jeito e, no outro, totalmente diferente.” Sonho realizado? “Sim, sempre coloquei em prática todos os meus sonhos . Sonhos importam muito para o ser humano. Eu quis fazer algo autêntico, como diz Amyr Klink”.

Adelson começou a praticar esportes aos dez anos de idade, na Natação. Sagrou-se campeão em águas abertas, depois correu mais de 200 provas de Triatlon: Short Distance, Olímpico, Half Ironman, Ironman (Espanha, Brasil e África do Sul); 44 Maratonas ; foi campeão 35 vezes nas provas de Aquathlon, ficando entre os 5 top; correu 5 provas de corridas de aventuras (uma de 80km solo);escalou o Monte Aconcágua na Argentina, com 6.962m de altitude. A Expedição Oiapoque Chuí é sua maior aventura que já soma mais de 500 páginas em seu novo livro, uma oportunidade excelente para viajarmos também. Enquanto o livro está em produção, a expedição pode ser acompanhada pelas redes sociais nos seguintes endereços:

Redes sociais

@expediçãooiapoquechui

Youtube: Adelson Carneiro Rodrigues


Fonte:

Deixe seu comentário