Portal da Cidade Registro

conseg

Moradores do Arapongal reivindicam iluminação de ciclovias e mais segurança

Mulheres alertam que estão sendo vítimas de ataques nas ciclovias do Arapongal e do Trabalhador devido a escuridão

Publicado em 05/04/2019 às 04:25

Reunião do Conseg recebe reivindicações sobre segurança das comunidades (Foto: Divulgação)

 

Nas duas últimas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança de Registro (Conseg), realizadas nos dias 26/02 e 02/04, lideranças do bairro Arapongal pediram o apoio da vereadora Sandra Kennedy (PT), para garantir iluminação pública e patrulhamento policial, visando segurança na Ciclovia do Arapongal e a Ciclovia do Trabalhador. Moradoras do Arapongal e da Vila Ouro relataram tentativas de agressão e violência sexual quando utilizaram a ciclovia em diversas ocasiões. Segundo as mulheres, a falta de iluminação e policiamento facilita a ação de delinquentes, principalmente, contra o sexo feminino.  

No dia 26/02, o representante da Arteris, que fez parte da reunião assumiu os seguintes compromissos diante das reclamações: ações de bosqueamento da vegetação do entorno da ciclovia e trazer posicionamento da direção da empresa sobre a previsão de implantação da iluminação pública. A presidente do Conseg, jornalista Monica Nogueira, ficou responsável por realizar reunião com a Polícia Rodoviária Federal buscando ação de policiamento preventivo. A Prefeitura de Registro não enviou representante para a reunião..

Na reunião do dia 02 de abril, o representante da Arteris relatou que os recursos para realizar a iluminação da ciclovia haviam sido alocados em outra cidade atendida pela concessionária, e que o pedido para as ciclovias do Arapongal e do Trabalhador, deveriam aguardar nova liberação de recursos. Destacou, ainda, que foram realizadas intervenções com relação à roçada, embora não tenha havido o corte de árvores. Os moradores relataram que, do dia 26/02 em diante perceberam a presença mais constante da Polícia nos arredores da Ciclovia, o que deixou as mulheres mais aliviadas.  

 Programa Viva Ciclista

Sandra Kennedy destacou algumas ações que já tomou, desde que assumiu Câmara, sobre as ciclovias: “No primeiro mês (janeiro de 2017) tive reunião com Diretor Executivo da Autopista Régis Bittencourt para reivindicar a iluminação da ciclovia e buscar parceria para garantir segurança. Em 06 de novembro do ano passado, 2018, estive na Polícia Militar (14 BPMI), em reunião com o Comandante Major Cícero da Silva Pires, solicitando policiamento. Neste ano de 2019, novamente requeremos informações da empresa Autopista sobre o planejamento para execução da obra.”

 

A Ciclovia do Trabalhador foi construída durante os últimos meses do mandato de Sandra Kennedy como Prefeita de Registro. Razão pela qual não houve tempo de concretizar a iluminação da ciclovia até o final de 2012. Esta ciclovia se tornou, desde então, a maior ciclovia em rodovia federal do Brasil, resultante de uma ampla mobilização da população do Arapongal. Como medida paralela à iluminação, a vereadora solicitou, desde fevereiro de 2019, à Autopista Regis Bittencourt, a implantação imediata do “Programa Viva Ciclista”, no sentido, inclusive, de trazer o debate sobre a segurança dos ciclistas e, com isso, estimular a conscientização para garantir a iluminação da ciclovia. 


Fonte:

Deixe seu comentário