Portal da Cidade Registro

Pesca Ilegal

Pescadores são flagrados em pesca durante a Piracema em Iguape

Ao pescar em período proibido, alegaram desconhecer a proibição, bem como não possuíam carteira de pescador profissional

Publicado em 18/01/2022 às 11:05

A equipe de Polícia Militar Ambiental realizou patrulhamento pelo Rio Ribeira de Iguape, no município de Iguape  com o propósito de identificar eventuais irregularidades relacionadas aos recursos da fauna ictiológica, dando ênfase à pesca em período e local proibido, petrechos não permitidos, aos defesos em vigor e ilegalidades.

Durante a navegação pelo Rio Ribeira de Iguape, local cujo período está proibido para a pesca, em razão da Piracema, conforme preconiza a Instrução Normativa IBAMA nº 195/08, foi constatado três pescadores em uma embarcação, com propulsão a motor de popa. 

Os pescadores estavam com redes de emalhar em plena atividade de pesca. Após serem indagados a respeito da pesca que realizavam em período proibido, alegaram desconhecer a proibição, bem como não possuíam carteira de pescador profissional. 

Diante da atividade ilegal, suas redes foram retiradas da água, e os peixes que estavam malhados por ainda estarem vivos foram contabilizados e soltos no rio, ainda na embarcação foram encontrados no viveiro outros peixes ainda vivos, sendo os pescados identificados da seguinte forma;

Peixes:

06 (seis) Bagres Branco 

05 (cinco) Salteira/Guaivira 

Materiais: 

01 (um) barco de alumínio, cor vermelho e branco

01 (um) motor de popa

02 (dois) tanques de combustível

03 (três) redes de emalhe 

02 (dois) Tarrafas 

Desta forma, foi elaborado em desfavor dos responsáveis, autuações que totalizaram R$ 3.660,00 reais.

Cabe salientar que o Bagre-Branco que foi pescado, encontra-se em período de defeso conforme Portaria Sudepe nº 41/2018. 

Na competência penal, ocorreu o art.34 da Lei Federal nº 9605/98 “pescar em período no qual a pesca seja proibida" sendo que a ocorrência será levada ao conhecimento da autoridade de polícia judiciária.

Fonte:

Deixe seu comentário