Portal da Cidade Registro

Polícia Federal

PF indicia 96 pessoas por fraudes e desvios na merenda

A Polícia Federal indicou que de 13 prefeitos, quatro tiveram seus mandatos cassados pelas respectivas Câmaras dos Vereadores, entre elas Registro

Publicado em 14/09/2019 às 00:32

Ex-prefeito, Gilson Fantin, de Registro, foi um dos afastados (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal (PF) indiciou 96 pessoas, entre prefeitos, empresários e servidores públicos, por fraudes em licitações de merenda, uniforme e material escolar. Os indiciamentos foram apresentados no âmbito da Operação Prato Feito, deflagrada em maio de 2018, para investigar cinco organizações criminosas que atuaram em ao menos 30 municípios do estado de São Paulo. 

No balanço, a PF concluiu que haveria participação em crimes dos prefeitos de Mauá, Mongaguá, Embu das Artes, Cosmópolis, Laranjal Paulista, Registro, Pirassununga, Holambra, Barueri, Paulínia e Caconde. A operação apurava o envolvimento de 13 prefeitos em exercício. Destes, quatro tiveram seus mandatos cassados pelas respectivas Câmaras dos Vereadores, entre elas Registro, no Vale do Ribeira. Mas foi constatado que um outro grupo de gestores, que não era alvo das investigações, participou do desvio de recursos.

A operação cumpriu 154 mandados de busca e apreensão para investigar 65 contratos, cujos valores totais ultrapassavam R$ 1,6 bilhão. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Capital e pelo TRF da 3ª Região, em razão do envolvimento de treze prefeitos em exercício. Segundo a PF, as apurações em andamento no TRF, envolvendo prefeitos paulistas, foram desmembradas em 13 inquéritos, já encerrados. Além disso, algumas das investigações já resultaram em denúncias da Procuradoria Regional da República, indicou a corporação.


Fonte:

Deixe seu comentário