Portal da Cidade Registro

Segurança Pública

Penitenciária de Registro é entregue (veja fotos)

Abertura aconteceu a partir das 10h. Unidade prisional, localizada na BR-116 tem capacidade para 823 detentos. Obras se iniciaram em março de 2015

Publicado em 08/12/2020 às 22:00
Atualizado em

Nesta quarta-feira (9), a partir das 10h, entra em funcionamento a Penitenciária de Registro. Estão sendo aguardados para a solenidade, o governador do Estado, João Dória e o secretario de Administração Penitenciária, Cel. PM Nivaldo Cesar Restivo, além de representantes das prefeituras do Vale do Ribeira. A construção do prédio é de responsabilidade de Construtora: Sial Construções Civis Ltda e está vinculada à Coordenadoria de Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral(Corevali) e terá capacidade para receber 823 detentos.A unidade prisional se localiza na Rodovia Régis Bittencourt, (BR 116), km 453.  

Iniciada como uma construção de um Centro de Detenção Provisória, agora, deve abrigar presos que já foram condenados, diferente do projeto original que era a construção de um CDP (Centro de Detenção Provisória) como foi informado anteriormente por entidades no momento do anúncio da obra por autoridades ligadas à segurança pública estadual.

Antes incluída no edital que compartilhava gestão com empresas privadas, a unidade prisional de Registro será administrada pelo Poder Público”, conforme a Secretaria de Administração Penitenciária, em nota oficial enviada ao Sindicato à assessoria de imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária - SAP

CDP - Em 2013, em nota oficial da Prefeitura, o Executivo reiterou a posição da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo sobre a instalação de um Centro de Detenção Provisória (CDP) no município. “Será construído em Registro um CDP dotado com alas para abrigar presos condenados em regime fechado que praticaram delitos na região ou que possuem familiares residindo no Vale do Ribeira”.

O ofício foi entregue ao então candidato a prefeito de Registro, Gilson Fantin em 2012. Na ocasião, o secretário garantiu que Registro não teria mais uma Penitenciária de Segurança Máxima, como era o projeto original do governo. O CDP abrigaria detentos que ainda aguardam julgamento.

História - O projeto de instalação de 49 unidades prisionais no Estado foi iniciado em 2008 pelo governo estadual. De lá para cá, a comunidade e a Prefeitura de Registro se mobilizou e realizou diversas manifestações contrárias à implantação da penitenciária no município. Mas o processo continuou seu cronograma e o governo obteve as licenças necessárias para instalar a unidade em Registro.


Fonte:

Deixe seu comentário