Portal da Cidade Registro

Meio Ambiente

Deputado federal promove discussão sobre adaptação às emergências climáticas

Nilton Tatto cumpre até domingo agenda no Vale, região que abriga a maior extensão contínua e conservada de Mata Atlântica, bioma mais ameaçado do Brasil

Publicado em 07/06/2024 às 08:43

Deputado Nilto Tatto. (Foto: Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A partir desta sexta-feira (7), o deputado federal Nilto Tatto cumpre agenda no Vale do Ribeira, começando em Registro, onde participa do Encontro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais. Depois de visitar Iporanga e Eldorado, além dos quilombos Ivaporunduva, André Lopes, Nhunguara e São Pedro, o deputado volta a Registro no domingo, a convite da vereadora Sandra Kennedy, para encontro com a população e lideranças locais.

A visita do deputado ambientalista à região se dá em um momento delicado para a conservação ambiental, quando diversos projetos que ameaçam o meio-ambiente e a vida prosperam no Congresso Nacional. “Precisamos trabalhar na perspectiva da transição ecológica, ou seja, de adaptação a uma nova realidade que já está colocada”, defende o parlamentar. Tatto conhece profundamente a região há mais de 20 anos, quando coordenou o programa Vale do Ribeira, do Instituto Socioambiental (ISA), com comunidades quilombolas da região.

“Por suas características naturais e pelo próprio modelo de ocupação, o Vale do Ribeira tem um potencial muito grande de adaptação as mudanças climáticas, mas para isso é preciso de muito diálogo com a população e de política pública, do contrário a região estará tão sensível à eventos extremos como qualquer outra”, pondera o deputado. O diálogo com a população e lideranças locais é justamente o que Tatto programou para os encontros em Registro.

Desde 2015, o deputado já indicou cerca de R$8 milhões em emendas para a Região, para projetos nas mais diversas áreas, da saúde ao saneamento, da agricultura à infraestrutura, para o esporte, lazer, custeio entre outras.

Conheça abaixo algumas das diretrizes para a transição ecológica dos municípios defendidas pelo parlamentar:

- Plano Local de Ações Climáticas

- Economia de base local com inclusão social e proteção ambiental

- Cidades verdes e saudáveis

- Energia limpa e renovável para todos

- Habitações sustentáveis e resilientes

- Transporte inclusivo de baixa emissão

- Saneamento público e gestão das águas

- Restaurar e conservar ecossistemas das zonas costeiras

- Política Municipal de proteção, defesa e direitos dos animais

- Educação ambiental para a transformação ecológica


Fonte:

Deixe seu comentário