Portal da Cidade Registro

Meio Ambiente

Após ser atropelada, coruja mocho é tratada na Ilha Comprida

A espécie é rara e a Cidade tem o privilégio de contar com colônias da Mocho. em alguns balneários

Publicado em 04/03/2021 às 21:45
Atualizado em

Após atropelamento que causou rupturas em sua asa esquerda, uma coruja Mocho –Diabo ( Asio stygius) , espécie rara de ave, foi resgatada por voluntários da SOS Pinguim , e encaminhada para tratamento na Divisão Municipal de Zoonoses da Ilha. Após limpeza no local do ferimento , desinfecção e amputação da asa feitos pelo médico veterinário Ricardo Birolli Coutinho , a coruja será monitorada diariamente até sua recuperação e posterior encaminhamento a um santuário de animais.

O médico veterinário Ricardo afirmou que a amputação de parte da asa foi necessária em razão da gravidade da situação , inclusive, com osso exposto. Seu resgate envolveu uma grande corrente do bem. Após o atropelamento ocorrido por volta das 18h de quarta 03/03, na Av. Beira Mar, no balneário Kennedy, o morador das imediações, Edson, acionou o guia de observação de aves, Edson Rocha, que a resgatou e a encaminhou ao Corpo de Bombeiros, onde passou a noite. Na manhã de hoje 04/03, o integrante da SOS Pinguim da Ilha, Cristian Negrão, a encaminhou à Divisão de Zoonoses da Ilha, onde recebeu cuidados veterinários.

“Faremos de tudo para que ela se recupere . Estaremos monitorando diariamente. É muito triste ver um animal em sofrimento“, afirmou Cristian que agradeceu a todos envolvidos no resgate e tratamento, ao médico Ricardo e auxiliar, Robson. . Cristian Negrão, que também é profissional do município, afirmou que preparou um espaço especial para a coruja na área da horta municipal.

Segundo Cristian, a espécie é rara e a Ilha tem o privilégio de contar com colônias da Motcho . em alguns balneários. O mocho-diabo (Asio stygius) é uma coruja que tem o nome popular associado à cor vermelho-brilhante dos olhos ao refletir a luz incidente e também às penas eretas na cabeça, que lembram dois chifres. A ação da ave é observada à noite.

Fonte:

Deixe seu comentário