Portal da Cidade Registro

Feriadão

Arteris alerta para importância da manutenção veicular antes de viajar

As ocorrências envolvendo pane mecânica aumentam em até 16% nos feriados em comparação a dias normais

Publicado em 28/03/2024 às 08:00
Atualizado em

A Arteris Régis Bittencourt estima que neste feriado de Páscoa mais de 640 mil veículos transitem na BR-116 pelos 396,1 quilômetros de trecho concedido que vai de Curitiba/PR até Embu das Artes/SP. Para isso a concessionária preparou uma Operação Especial, com incremento operacional, de modo a atender o fluxo até 25% maior, se comparado a dias normais.

*Previsão de fluxo*

🚙 Quinta (28/03): 09h-23h; 🚗 Sexta (29/03): 07h-16h; 🚙 Sábado (30/03): 10h-17h; 🚗 Domingo (31/03): 10h-18h; 🚙 Segunda (01/04): previsão de fluxo normal.

Alerta para o aumento de panes mecânicas

A concessionária faz um alerta aos motoristas para a manutenção preventiva, que deve estar em dia, especialmente ao fazer viagens mais longas.

Um estudo feito pela Arteris Régis Bittencourt demonstra que as ocorrências envolvendo panes em veículos aumentam em períodos de feriados prolongados, comparando a dias normais.

Somando os atendimentos a panes mecânicas dos três últimos feriados prolongados (15 de novembro, final de ano e Carnaval), foram mais de 3.700 ocorrências, um aumento de 16%, em comparação ao mesmo período em dias comuns.

Para José Júnior, gerente de Operações da Regional Sul da Arteris, manter os itens de segurança dos veículos revisados é essencial. _“Os motoristas devem fazer uma programação antes de sair para a rodovia, independente de dirigir caminhões ou carros de passeio. É comum encontrarmos em campanhas realizadas em parceria com a PRF, veículos com problemas graves de manutenção, como pneus sem condições de trafegar e freios desgastados, além falta de óleo, água e combustível”._

Em caso de pane mecânica, a concessionária orienta o motorista a parar em local seguro. Em seguida, colocar a sinalização adequada (triângulo), a pelo menos 30 metros de distância do veículo, acenda o pisca-alerta e ligue para o atendimento da concessionária no 0800 709 0116.

Antes de pegar a estrada, faça uma manutenção preventiva no veículo e lembre-se de conferir os seguintes itens:

📌 Condições dos pneus e do estepe. Se possível, faça o rodízio ou a troca, se for verificado o desgaste; 

📌 Alinhamento da direção; 

📌 Balanceamento das 4 rodas; 

📌 Freios, com a troca das pastilhas ou do fluído caso haja a necessidade; 

📌 Palhetas limpadoras dos vidros dianteiro e traseiro; 

📌 Correias do motor; 

📌 Extintor de incêndio (prazo de validade e necessidade de recarga ou troca); 

📌 Nível dos fluídos em geral (água, óleo, freio, etc); 

📌 Possíveis vazamentos; 

📌 Lâmpadas em geral.

As condições de tráfego em todo o trecho administrado pela Arteris Régis Bittencourt podem ser acompanhadas em tempo real pelo X (antigo Twitter) @Arteris_ARB. Para informações ou solicitações de serviços, basta ligar para 0800 7090 116, que funciona 24 horas por dia.

Fonte:

Deixe seu comentário