Portal da Cidade Registro

Prevenção

Defesa Civil realiza Oficina Preparatória da Operação SP Sem Fogo no Vale

Cerca de 60 agentes foram capacitados, de onze municípios que fazem parte da Regional

Publicado em 23/05/2024 às 15:09

As oficinas preparatórias acontecem anualmente e fazem parte das capacitações desenvolvidas pela Defesa Civil do Estado, por meio da Escola de Defesa Civil, plataforma destinada ao ensino e treinamento de agentes e voluntários

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou nos dias 21 e 22 de maio, no município de Jacupiranga, a oficina preparatória para a Operação São Paulo Sem Fogo 2024. O treinamento é destinado a todos os municípios da região. A edição deste ano conta com oficinas presenciais que foram realizadas em todas as regiões do estado entre os meses de abril e maio. Durante as oficinas os agentes municipais receberam intenso treinamento prático. Cerca de 60 agentes foram capacitados, de onze municípios que fazem parte da Regional de Registro.

Uma equipe volante da divisão de capacitação aplicou o treinamento para os agentes e gestores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil para atuação efetiva e sistêmica durante o período de estiagem, com vistas à redução dos incêndios florestais.

A capacitação deste ano ofereceu instruções teóricas e práticas sobre planos de contingência e previsão meteorológica, emissão de alertas e comunicação estratégica, incêndios florestais e danos à fauna e saúde pública no período de estiagem. 


Em 2023, foram treinados mais de 2.300 agentes e brigadistas de 604 municípios do estado de São Paulo, abrangendo todas as áreas que são acometidas pelos incêndios florestais. Estas ações vêm contribuindo para a redução recorde de incêndios florestais. Por exemplo, no ano de 2023, em todo o estado de São Paulo, de acordo com dados oficiais, a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares, que se comparado ao mesmo período de 2022 apresentou uma redução em torno de 86%.


Para os municípios que concluem as duas fases da oficina e cumprem os critérios estabelecidos nas normas da Defesa Civil é fornecido, de forma gratuita, os kits de estiagem, contendo equipamentos para combate a incêndio em cobertura vegetal. “Nosso papel é apoiar os municípios e capacitar os agentes com todo conhecimento e experiência que possuímos, pois, comumente a defesa civil municipal é a primeira a chegar em um foco de incêndio, e, estando preparados e equipados, eles podem extinguir as chamas. Sabemos que todo grande incêndio começa com um pequeno foco”, destacou Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil.


Fonte:

Deixe seu comentário