Portal da Cidade Registro

Dia da Árvore

Projeto Agroflorestar realiza vivências em agrofloresta e implanta horta

As atividades desenvolvidas ao longo desta semana envolveram cerca de 330 alunos, professores e funcionários de quatro escolas nos municípios do Vale

Publicado em 21/09/2019 às 07:30

Na semana em que se celebra o Dia da Árvore, o projeto “Agroflorestar: Vale do Ribeira” intensificou as ações de educação ambiental com crianças da rede pública de ensino da região, com destaque para vivências em sítios agroflorestais, plantio comemorativo de árvores nativas e implantação de horta agroflorestal em escola. As atividades desenvolvidas ao longo desta semana envolveram cerca de 330 alunos, professores e funcionários de quatro escolas nos municípios de Barra do Turvo e Iguape (SP). O “Agroflorestar: Vale do Ribeira” é realizado pela Cooperafloresta-Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. 

As vivências agroflorestais acontecem nos sítios de famílias associadas à Cooperafloresta, como as dos agricultores Sezefredo Gonçalves da Cruz, José Pereira de Freitas e Cacilda da Costa Silva. Acompanhadas por professores e funcionários das escolas, as crianças caminham por algumas áreas de agrofloresta e conversam com os/as agricultores/as sobre terra, água, fauna, flora e a importância das agroflorestas para a conservação do meio ambiente e a produção sustentável de alimentos agroecológicos. “Nestas vivências busca-se aguçar a curiosidade e os sentidos das crianças e jovens através do reconhecimento das plantas, formas das sementes, perfume das flores, canto dos pássaros, como as árvores protegem o solo e a água...”, destaca o coordenador do projeto Agroflorestar, Artur Dalton Lima.  

Nesta semana do Dia da Árvore participaram das visitas as escolas municipais Maria Aleixo de Queiroz, Professora Maria Izabel da Mota Ferreira e bairro Rio Vermelho, do município de Barra do Turvo. Na próxima semana, entre os dias 25 e 27 de setembro, as vivências agroflorestais continuam, com participação de outras turmas da escola Professora Maria Izabel e da escola Professor Paulo Bodo Filho. As atividades contam com a parceria da Prefeitura de Barra do Turvo. 

A implantação da Horta Agroflorestal ocorreu na escola municipal José Luiz de Aguiar, localizada no bairro Itimirim, município de Iguape. No local, alunos, professores, direção e funcionários da escola - junto com técnicos do “Agroflorestar” e agricultores/as e técnicos/as parceiros da Associação do Bairro Itimirim - prepararam o terreno e fizeram o plantio de verduras e legumes e também de mudas de diversas árvores, compondo a mistura de espécies florestais e agrícolas que caracteriza uma agrofloresta. A Prefeitura de Iguape também foi parceira da iniciativa. Esta é a quarta horta agroflorestal em escolas públicas da região implantada pelo projeto “Agroflorestar: Vale do Ribeira”, que disponibiliza os equipamentos e insumos necessários para execução da atividade. 

Já o plantio comemorativo de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica envolveu três turmas da educação infantil da escola Maria Aleixo de Queiroz, de Barra do Turvo. A iniciativa veio depois da visita que as crianças fizeram durante a semana aos sítios agroflorestais de famílias associadas à Cooperafloresta. 


Serviço: 

Projeto Agroflorestar: Vale do Ribeira 

Realização: Cooperafloresta - Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis –SP/PR 

Patrocínio: Petrobras - Programa Petrobras Socioambiental 


Contato: 

Cooperafloresta-Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis 

Estrada SP 552/230, km 29,5 – Bairro Bela Vista 

Barra do Turvo/SP 

Fone: (15) 3577-1460 

Site: https://www.cooperafloresta.com/ 

Facebook: https://pt-br.facebook.com/cooperafloresta.agroflorestar/

Instagram: https://www.instagram.com/cooperafloresta.agroflorestar/ 


Fonte:

Deixe seu comentário