Portal da Cidade Registro

Saúde

Aplicativo ‘Remédio Agora’ ultrapassa a marca de 100 mil usuários

Ferramenta desenvolvida pelo Governo do Estado já registrou mais de 307 mil agendamentos para retirada de medicamentos em farmácias estaduais de alto custo

Publicado em 06/10/2020 às 22:00
Atualizado em

O aplicativo “Remédio Agora”, criado pelo Governo do Estado para facilitar a retirada de remédios de “alto custo”, atingiu ultrapassou a marca de 100 mil usuários. 

Lançada em setembro de 2019, a ferramenta avisa sobre disponibilidade de remédios, permite que o paciente agende a data e o horário para retirada de medicamentos e, ainda, o reagendamento se pessoa não puder comparecer. 

No decorrer de seu primeiro ano de funcionamento, já acumula 101,4 mil cadastros e 307 mil agendamentos. 

A meta é que o sistema seja adotado por todos os pacientes das farmácias cadastradas e há orientações para que mais usuários adotem a iniciativa, que é prática e rápida: em cerca de 15 minutos, o paciente sai do serviço com seu medicamento em mãos. Além do conforto, o app também contribui com as medidas de prevenção da COVID-19 nas farmácias, otimizando o atendimento e evitando aglomerações. Por meio dele, foi possível reduzir em aproximadamente 25% o número de pessoas dentro de cada farmácia, em média. 

Na capital, o aplicativo está disponível nas Farmácias do Componente Especializado Maria Zélia, Várzea do Carmo e Vila Mariana, que representam 70% dos usuários e 77% dos agendamentos. No Alto Tietê, foi implantado em Mogi das Cruzes, e seguindo a expansão gradativa, já chegou também à Campinas e Ribeirão Preto, no interior de SP. 

O usuário pode programar a ida à farmácia e, com poucos “cliques”, selecionar os remédios que utiliza e marcar data e horário viáveis para retirá-los. Ao chegar na farmácia, basta clicar no botão digital “cheguei”, no próprio app, para confirmar a presença. Também é possível fazer a confirmação por meio de totens nas próprias farmácias. 

O Remédio Agora permite ainda o agendamento da renovação do pedido para obtenção do remédio. Assim, o usuário consegue cadastrar a data de retorno à farmácia para apresentar documentos pessoais, exames e receita atualizada para a nova solicitação. 

“Este aplicativo demonstra nossoo compromisso de prover atendimento com qualidade e agilidade aos pacientes que precisam dos medicamentos de Alto Custo. Além de ser prático, é uma ferramenta que auxilia na prevenção da COVID-19 ao reduzir deslocamentos e tempos de permanência em espaços comuns”, diz o Secretário de Estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn. 

O aplicativo foi desenvolvido gratuitamente pela empresa Duosystem, especializada em inteligência e inovação e saúde, em parceria com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). 

Como usar o “Remédio Agora” 

O app está disponível na Google Play para instalação em smartphones com sistema Android, e em breve será possível fazer o download na App Store, para quem utiliza iOS. É necessário ter acesso à internet para utilizá-lo. 

Depois de instalar o aplicativo, a pessoa deve cadastrar dados pessoais, como número do cartão SUS, data de nascimento e e-mail (não é obrigatório). É preciso que o paciente já tenha feito uma primeira retirada na farmácia, pois o cadastro também requer o código do Recibo de Dispensação do Medicamento (número localizado no canto inferior direito do documento entregue na unidade). O cidadão deverá criar uma senha, que é sigilosa e deverá ser guardada para futuros acessos. 

O app consulta a data do último comparecimento. O agendamento deve ser feito em data no intervalo de 30 dias para retorno, com uma margem de até três dias antes e três dias depois, para que o paciente possa manter a regularidade do tratamento.

Fonte:

Deixe seu comentário