Portal da Cidade Registro

Saúde

Secretaria da Saúde promove Campanha do Julho Amarelo

No dia 10 de julho, teve início as atividades do mês de combate as hepatites virais, o “Julho Amarelo”

Publicado em 22/07/2019 às 07:44

No dia 10 de julho, teve início as atividades do mês de combate as hepatites virais, o “Julho Amarelo”, que visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais.

Como parte das atividades, a Secretaria Municipal de Saúde realizou testes nos integrantes grupo de atividades físicas do promotor de saúde Rafael Inarelli. A ação foi feita no Posto de Saúde da Família da Vila Sanches e teve o envolvimento dos funcionários da unidade e da vigilância epidemiológica.

Além de orientações foram realizados 26 testes neste dia. 

Segundo a secretaria de saúde, durante o decorrer do mês em todas as unidades de saúde haverá atividades. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Hilton Sanches é muito importante conscientizar a população para que fique atenta as formas de prevenção e detecção precoce das hepatites virais. 

Saiba mais sobre hepatites virais

O dia 28 de julho é o dia D da luta pela conscientização e prevenção às hepatites virais, um mal causado por diferentes vírus, transmitidos principalmente por contato com sangue, isto é, uso compartilhado de seringas; piercings e tatuagens feitos com agulhas não esterilizadas; manicures e pedicures feitos com alicates não esterilizados; uso de instrumentos médicos e 

odontológicos não esterilizados; contato sexual etc.

É importante saber que as hepatites A e B têm vacinas, mas não a do tipo C. No mundo, cerca de 71 milhões de pessoas estão infectadas, segundo dados oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que em torno de 400 mil vão a óbito por ano, em decorrência de complicações da doença, como cirrose ou carcinoma hepático. 

No Brasil, o MS (Ministério da Saúde) estima que mais de um milhão de pessoas podem estar infectadas com a hepatite C, mas muitas não buscam tratamento, o que pode levar a novos 

pacientes e complicações.

Fonte:

Deixe seu comentário