Portal da Cidade Registro

Agronegócio

2020 será o Ano Internacional da Fitossanidade

As pragas destroem até 40% da produção mundial de alimentos

Postado em 30/01/2020 às 09:54 |

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade. A entidade está pedindo que pessoas, organizações, indústrias, cientistas e governos trabalhem juntos para proteger as plantas contra a introdução e a disseminação de pragas invasoras.  

Essas pragas destroem até 40% da produção mundial de alimentos e causam prejuízos comerciais de US $ 220 bilhões a cada ano, de acordo com a ONU. Isso deixa milhões de pessoas em todo o mundo sem comida suficiente para comer e prejudica seriamente a agricultura - a principal fonte de renda para as comunidades rurais.  

"No USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), fazemos todo o possível para nossos agricultores, pecuaristas, silvicultores e produtores, para que eles possam continuar alimentando e vestindo esta nação e o mundo", disse Greg Ibach, subsecretário de marketing e programas de regulamentação do USDA. “É por isso que instamos todos a levar esse assunto a sério e a fazer sua parte. Proteger as plantas de pragas e doenças é muito mais econômico do que outra alternativa”, completa.  

Segundo o USDA, todos podem ajudar a evitar o impacto devastador de pragas e doenças na agricultura, meios de subsistência e segurança alimentar. Como alguns exemplos o Departamento cita o ato de comprar lenha tratada termicamente ou reunir com responsabilidade a madeira perto do local onde será queimada, para garantir que os besouros que matam árvores escondidos no interior não possam se espalhar para novas áreas.  

Outra medida é sempre fazer todas as práticas agrícolas certificadas, como não utilizar sementes contrabandeadas de outros países ou sem tratamento adequado.  

Fonte:

Deixe seu comentário