Portal da Cidade Registro

Nova realidade

Seminário em Registro discute Mudanças Climáticas no Vale do Ribeira

Evento gratuito é promovido pelo Comitê da Bacia do Ribeira em parceria com o Sesc Registro e acontece no dia 22 (sexta), a partir das 13h.

Publicado em 19/03/2024 às 11:42

O Vale do Ribeira no contexto das Mudanças Climáticas, os riscos e efeitos dos eventos climáticos extremos sobre comunidades e cidades da região e os desafios para enfrentamento e adaptação das cidades à emergência climática são temas na pauta do I Seminário: Mudanças Climáticas no Vale do Ribeira, que será realizado no dia 22 de março (sexta), data em que se comemora o Dia da Água.

A realização é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB), em parceria com o Sesc Registro. O evento é gratuito e acontece no período das 13h às 17h30, no Teatro “Wilma Bertelli” do Sesc Registro O seminário terá Tradução em Libras e também será transmitido ao vivo pelos canais do Sesc Registro e do Comitê da Bacia do Ribeira no YouTube.

Na primeira mesa de debate participam Maíra Rodrigues da Silva (EAACONE e Instituto de Referência Negra Peregum), que vai falar sobre Racismo Ambiental, Mudanças Climáticas e as Comunidades Quilombolas; Tatiana Mendonça Cardoso (Enseada da Baleia/Ilha do Cardoso), com o tema Mudanças Climáticas e as Comunidades Caiçaras; e Saulo Guarani (Terra Indígena Amba Porã/Miracatu), que falará sobre Mudanças Climáticas e as Comunidades Indígenas. A conversa será mediada por Izadora Le Senechal Parada (CPLA/SEMIL/SP).

Com mediação de João Vicente Coffani Nunes (Unesp Registro), a segunda mesa traz experiências e projetos de Soluções Baseadas na Natureza para enfrentamento às Mudanças Climáticas, desenvolvidos nas cidades de Niterói (RJ), Ribeirão Preto e Registro (SP). As apresentações serão feitas respectivamente por Raquel Azevedo da Cruz (Geasa Engenharia e LabVerde/USP), Carla Meirelles Roxo (Instituto Ribeirão-3ºC) e Daniella Batista (Município de Registro).

Documentário Nas Beiras do Ribeira

Como parte da programação do evento, será exibido o documentário do Sesc Registro Nas Beiras do Ribeira, que retrata histórias e modos de vida ancestrais e tradicionais de comunidades quevivem às margens do rio Ribeira de Iguape. Com direção de Cibele Appes e produção do Querô, o filme mostra as belezas das paisagens naturais e realça os fazeres e saberes dos povos do Ribeira. A exibição gratuita é aberta a todos os públicos e será nesta terça (dia 19), às 20h, no Teatro do Sesc Registro.

Sobre os participantes

Maíra Rodrigues da Silva

Quilombola de Ivaporunduva (Eldorado/SP), bióloga, mestre e doutoranda no Programa de Geociências (Unicamp) em política e gestão de recursos naturais. Integra o Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (Unicamp). Coordenadora do Instituto de Referência Negra Peregum na área de combate ao Racismo Ambiental e assessora da Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira (EAACONE).

Tatiana Mendonça Cardoso

Caiçara, moradora da comunidade da Enseada da Baleia (Ilha do Cardoso/Cananeia), cientista social e educadora popular. Atua em projetos e pesquisas de fortalecimento das comunidades tradicionais da Ilha do Cardoso, da pesca e conservação ambiental. Integra o grupo das Mulheres da Enseada da Baleia (MAE), a Articulação de Comunidades Tradicionais da Ilha do Cardoso e o Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira.

Saulo Guarani

Liderança indígena da Terra Indígena Amba Porã/Miracatu e do povo Guarani Mbya. Militante e defensor da educação escolar indígena e sua autonomia para perpetualidade da cultura Guarani, é formado em Pedagogia pela USP e tem Formação Intercultural Indígena do estado de São Paulo.

Carla Meirelles Roxo

Arquiteta e urbanista (Universidade Belas Artes de SP), pós-graduada em Habitação e Cidade (Faculdade Escola da Cidade/SP). Consultora de projetos sustentáveis, já trabalhou com certificações nacionais e internacionais, programas e relatórios de sustentabilidade empresarial.

Atua como assessora parlamentar pautando a agenda urbana do clima nas políticas públicas de Ribeirão Preto/SP. Também é co-fundadora do Instituto Ribeirão-3°C.

Raquel Azevedo da Cruz

Mestranda em Paisagem e Ambiente (USP) e graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUC/RJ).

Especialista em paisagismo ecológico, com experiência em projetos de infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza. Trabalha na Geasa Engenharia e atuou como consultora em planejamento e projeto da paisagem para cidades. Como diretora de Ecologia Urbana e Mudança do Clima em Niterói/RJ, coordenou projetos premiados que priorizam soluções baseadas na natureza.

Daniella Batista

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pela Unicamp, mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP. Tem experiência profissional em siderúrgica multinacional na área de Gestão Ambiental e de Radioproteção e atuação na Diretoria Geral de Desenvolvimento  Agrário e Meio Ambiente do município de Registro.

Izadora Le Senechal Parada

Ecóloga formada pela Unesp, possui especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal do Paraná e mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é especialista ambiental na Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL/SP), atuando na área de Planejamento Ambiental.

João Vicente Coffani Nunes

Biólogo (USP/Ribeirão Preto), com mestrado e doutorado na área de Botânica. Professor da Unesp Registro, atua na área de Morfologia e Biodiversidade de plantas, Educação Ambiental com formação em Adaptação baseada em Ecossistemas, por meio da GIZ no Brasil. Coordena a Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia do Ribeira. Desenvolve projetos em Botânica e Meio Ambiente, Educação Ambiental e de Enfrentamento à Mudança do Clima, em parceria com a prefeitura de Santos e a GIZ.


Serviço:

Seminário As Mudanças Climáticas no Vale do Ribeira

Com Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul

Dia 22, sábado, das 13h às 17h30. Acessível em Libras.

Local: Teatro do Sesc Registro.

Grátis. Vagas limitadas.

Transmissão ao vivo em:

https://www.youtube.com/SescRegistroSP 

https://www.youtube.com/@comitedabaciadoribeiradeig4469 

Inscrições antecipadas através dos links:

bit.ly/evento_cbhrb_sesc 

bit.ly/InscricoesSescRegistro 

Mais informações pelo telefone (13) 2130-4074 ou e-mail: comiterb@gmail.com

O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.


Canais do Sesc Registro:

https://www.facebook.com/sescregistro 

https://www.instagram.com/sescregistro 

https://www.youtube.com/SescRegistroSP 

https://www.sescsp.org.br/registro 

Siga o canal "Sesc Registro" no WhatsApp: https://bit.ly/canalsescregistro 

Fonte:

Deixe seu comentário