Portal da Cidade Registro

Tecnologia e Artes

Sesc oferece oficinas gratuitas de fotografia, costura, crochê e estêncil

Atividades têm vagas limitadas e são voltadas a pessoas de diferentes idades.

Publicado em 09/04/2024 às 09:11

No Sesc Registro, o mês de abril está repleto de atividades para quem gosta de artes manuais, técnicas de fotografia e de arte urbana, com uma programação que inicia esta semana e segue até o final do mês. As atividades são gratuitas, têm vagas limitadas e acontecem no Espaço de Tecnologia e Artes (ETA).

O fotógrafo e professor André de Oliveira vai conduzir três oficinas de fotografia que ocorrem nesta semana, voltadas a pessoas de diferentes idades. De terça a quinta (dias 9, 10 e 11) terá a oficina Introdução à fotografia com celular, com orientações e dicas sobre a arte de fotografar com dispositivos móveis. Em encontros sequenciais (turma única), serão exploradas as técnicas essenciais para tirar o máximo proveito das câmeras de smartphones. A atividade inicia às 15h, para maiores de 16 anos e com inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

Na sexta (dia 12) acontece a oficina Explorando os recursos de fotografia do celular, desta vez voltada a pessoas idosas (60+) e com início às 15h30. O fotógrafo André de Oliveira ensina a usar o foco da câmara, regulando a exposição, filtros, modos de câmera e todos os recursos disponíveis para fazer do celular uma câmera eficaz. Para esta oficina, que integra o projeto do Sesc Registro “60naRede”, o participante deve levar seu próprio celular e se inscrever antes na Central de Atendimento.

Já no sábado (dia 13), e dentro do projeto Mosaico de Saberes: Arte, Cultura, Ambiente e Turismo no Vale do Ribeira, terá a oficina Fotografia de Produtos com Celular, também com o professor André de Oliveira. Ele mostra como explorar os recursos das câmeras de celulares para fotografar produtos, objetos e serviços, orientando sobre linguagem visual e técnicas para aprimorar a fotografia. Esta atividade é para maiores de 18 anos, com inscrição antecipada na Central de Atendimento. O participante deve levar seu próprio celular.

Curso de Costura e oficinas de Crochê e Estêncil

Para quem curte a arte da costura tem o curso Costura Ativista I: Costurando com Algodão Agroecológico, que começa na quinta (dia 11) e prossegue nas demais quintas-feiras do mês (dias 18 e 25), com início às 18h30. A estilista e professora de moda Maria Schibata ensina a costurar utilizando algodão cultivado sob os princípios agroecológicos, que priorizam o respeito ao meio ambiente, evitam o uso de agrotóxicos e promovem a valorização dos trabalhadores do campo e o consumo responsável. A atividade é para maiores de 16 anos, com inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

Dentro do projeto AteliETA, que transforma o Espaço de Tecnologia e Artes em um grande ateliê de experimentação de várias atividades de manualidades, os educadores do Sesc orientam a oficina De ponto a ponto: Introdução ao Crochê, que será realizada no dia 17 (quarta), às 19h30, para maiores de 14 anos. Através de técnicas simples, os participantes aprendem pontos básicos de crochê, estimulando a criatividade para criação de novos produtos e materiais. Para participar é preciso retirar senhas no local com 30 minutos de antecedência.

No dia 24 de abril tem a intervenção Graffiti: Stencil Art, em que será ensinada a técnica de criação de imagens através de moldes vazados. Na arte urbana, a técnica do estêncil pode ser aplicada no Graffiti, se afirmando como elemento visual da cultura Hip Hop. Os educadores do Espaço de Tecnologia e Artes orientam sobre a produção dos estênceis, com materiais fornecidos pelo Sesc, mas quem quiser pode levar suas próprias gravuras e/ou ilustrações para criação dos moldes. A atividade faz parte do projeto Cola com Nó(i)s, que tem como objetivo promover o desenvolvimento artístico e fomentar o debate sobre arte de rua e a cultura Hip Hop. Começa às 20h30, com vagas limitadas e retirada gratuita de senha 30 minutos antes.

Confira a programação completa em: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/ 

Mais informações: (13) 3828-4950 - (Central de Atendimento).

O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.

Serviço:

Oficina: Introdução à Fotografia com Celular

Com André de Oliveira, fotógrafo e professor de fotografia

Turma única, encontros sequenciais.

Dias 9, 10 e 11, terça a quinta, 15h.

Espaço de Tecnologia e Artes. A partir de 16 anos.

Grátis. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

Curso: Costura Ativista I: Costurando com Algodão Agroecológico

Com Maria Schibata, estilista e professora de moda

Dias 11, 18 e 25, quintas, 18h30.

Espaço de Tecnologia e Artes. A partir de 16 anos.

Grátis. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

Oficina 60 na Rede: Explorando os recursos de fotografia do celular

Com André de Oliveira, fotógrafo e professor de fotografia

Dia 12, sexta, 15h30.

Espaço de Tecnologia e Artes. A partir de 60 anos.

Grátis. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

Oficina Fotografia de Produtos com Celular

Com André de Oliveira, fotógrafo e professor de fotografia

Dia 13, sábado, 10h.


Espaço de Tecnologia e Artes. A partir de 18 anos.

Grátis. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

Oficina De Ponto a Ponto: Introdução ao Crochê

Com educadores do Espaço de Tecnologia e Artes

Dia 17, quarta, 19h30.


Espaço de Tecnologia e Artes. A partir de 14 anos.

Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Intervenção Graffiti: Stencil Art

Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes

Dia 24, quarta, 20h30.


Espaço de Tecnologia e Artes. Livre.

Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.


Canais do Sesc Registro:

https://www.facebook.com/sescregistro 

https://www.instagram.com/sescregistro 

https://www.youtube.com/SescRegistroSP 

https://www.sescsp.org.br/registro 

Siga o canal Sesc Registro no WhatsApp: https://bit.ly/canalsescregistro 


Fonte:

Deixe seu comentário