Portal da Cidade Registro

Arte Gráfica

A história da Imigração Japonesa no Vale exposta em Mural

O mural “Kintsugi do Ribeira”, produzido por artista registrense, dá vida à história da imigração japonesa no Vale do Ribeira

Publicado em 07/01/2022 às 10:54
Atualizado em

A arte intitulada “Kintsugi do Ribeira” foi criada pela artista gráfica e designer Carla Takushi, nascida e criada em Registro.

A pintura do mural da fachada do Memorial da Imigração Japonesa no Vale do Ribeira marcou a reabertura do museu ao público, em novembro de 2021.

Para quem passa pela Rua Miguel Aby-Azar, em Registro, nas proximidades da Praça Beira Rio, pode se deparar com a pintura mural da fachada do Memorial da Imigração Japonesa no Vale do Ribeira. A arte intitulada “Kintsugi do Ribeira” foi criada pela artista gráfica e designer Carla Takushi, nascida e criada em Registro. A trajetória de Carla como criadora de conteúdo do perfil do Instagram, Registro City, somada a demais trabalhos e projeto pelo Vale, contribuíram para que ela fosse escolhida como muralista do Memorial, marcando a reabertura do museu no final de 2021.

Carla é formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo – FAUUSP, com graduação intermediária em Artes e Design pela Monash University, resultado de intercâmbio de um ano na Austrália. A oportunidade de ser a responsável pela criação da arte da fachada do Memorial, levou a artista a idealizar o seu primeiro mural externo, além de ser um trabalho que trouxe uma reconexão com a história de seus antepassados. Como exemplo, entre os elementos que compõe o mural, está o Kasato Maru – navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, em 1908 – o portal Torii, o edifício histórico do K.K.K.K. e a passarela na Avenida Registro, em Nakatsugawa.


Mas um dos principais elementos, um pedido importante do Bunkyo de Registro durante o processo de criação da arte, é que a pintura contemplasse o Rio Ribeira de Iguape, como conector das histórias da imigração na região. Para representá-lo, Carla escolheu o “kintsugi”, uma técnica centenária do Japão que consiste em reparar as peças de cerâmicas quebradas, também conhecida como “carpintaria de ouro”. “As linhas douradas são como remendos da tradicional técnica, e conversam com o propósito do memorial, em que fragmentos de delicadas peças são reunidos e valorizados. A exposição nada mais é do que fragmentos das histórias dos nossos antepassados”, explica a designer.

Para a monitora e recepcionista do Memorial, Yukie Lucia Onishi, a pintura do mural é uma porta de entrada convidativa para os visitantes conhecerem a exposição, que traz a cultura, memórias e territorialidades da imigração japonesa “Para nós é muito gratificante contar com o trabalho da Carla, que valorizou muito o local. A exposição começa pela parte de fora e tem a continuação dentro do memorial. Cada pincelada, cada traço transmite muita riqueza e nos faz mergulhar nas histórias” elogia Lucia. O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 17h, com entrada franca. Endereço: Rua Miguel Aby-Azar, 224 - Centro, Registro.


Do Registro City aos Embaixadores do Ribeira


Atualmente Carla Takushi se dedica a projetos voltados para terra natal dela, o Vale do Ribeira. Há dois anos, ela é criadora de conteúdo da página Registro City - um coletivo criativo que compartilha informações e curiosidades da região. Pelo seu trabalho com o Registro City, ela conquistou o segundo lugar como embaixadora do Vale do Ribeira pelo Codivar, seguindo o plano de economia criativa Dá Gosto Ser do Ribeira. E também colaborou em projetos culturais como o Festival Casa do Ribeira e Circuito Sesc de Artes 2021, além de projetos voltados ao turismo regional como Cavernas da Mata Atlântica e Vale Tour Turismo.

“Estou sendo reconhecida pelo meu trabalho e isso é muito gratificante. Quero participar de mais projetos que tenham relevância regional para o Vale do Ribeira”, comenta. Outro importante projeto foi a participação como mediadora na abertura no 9º Festival Literário no Vale do Ribeira, com abrangência em Iguape, Iporanga e Registro, reunindo artistas e representantes de quilombos, aldeias e comunidades. Ela também não deixa de criar para fora do Vale e até mesmo com experiências internacionais, mostrando seu trabalho nos EUA e México - um exemplo é um mural com tema brasileiro para o Ipanema Restaurant, em Massachusetts.

Conheça mais o trabalho de Carla pela página @RegistroCity ou pelo seu site oficial http://carlatakushi.com/

Fonte:

Deixe seu comentário