Portal da Cidade Registro

Cinema em casa

Mostra Latino-Americana exibe curtas da Nicarágua

Programação também terá palestra sobre o Portunhol como língua de integração na tríplice fronteira

Publicado em 02/12/2020 às 21:00
Atualizado em

Cena do curta nicaraguense, "Greto, o Fogo"

O Memorial da América Latina, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Secretaria de Relações Internacionais lançaram a Mostra Latino-Americana de Curtas, que conta também com o apoio e realização da Organização Social Amigos da Arte.

A proposta é exibir curtas metragens dos países latino-americanos para promover a divulgação da produção cinematográfica contemporânea da região.

Os filmes estão sendo exibidos gratuitamente pela plataforma www.culturaemcasa.com.br, de 1º a 20 de dezembro.

A Mostra prevê também um Ciclo de Palestras, sempre às 14h, com temas voltados para a produção audiovisual e a cultura de cada país, sob os cuidados do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), responsável pela organização do evento.

Cada noite da Mostra será dedicada a um país latino-americano, com a exibição de até no máximo cinco títulos por país. Já estão confirmadas as participações de curtas do Paraguai, Nicarágua, República Dominicana, Argentina, Equador, Uruguai, México, Cuba e Brasil.


Plataforma Cultura em Casa


Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Organização Social Amigos da Arte, no início da pandemia, a plataforma #CulturaEmCasa já teve mais de 1,2 mil conteúdos, entre espetáculos, palestras, aulas, podcasts, shows e concertos. O projeto ganhou visibilidade e tem sido acessado por pessoas em diversos estados e países.


Programação


Na programação desta quinta-feira, dia 3 de dezembro, os curtas disponíveis são da Nicarágua. Haverá a live Ciclo De Palestras: Mesa Redonda – Portunhol.


Live | Ciclo De Palestras: Mesa Redonda – Portunhol

14h10

 

Participantes: Prof. Dr. Osvaldo de la Cruz Caballero, Prof. Ever Ariel Morán Maciel, Profa. Valdilena Rammé


Nesta palestra, o Reitor da Universidad Nacional del Este, professor Dr. Osvaldo Caballero; o professor Ever Ariel Morán Maciel, da Escola de Pós-graduação da Universidad Nacional del Este; e a professora Valdilena Rammé, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), discutem sobre o Portunhol como língua de integração na tríplice fronteira, além do contexto histórico e cultural do contato dos línguas espanhola, portuguesa e guarani na fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai.


Confira abaixo os títulos disponíveis para assistir:

(Os títulos estarão disponíveis na plataforma Cultura em Casa a partir das 19h)



Grote, O Fogo

GROTE (FOGO) | Mostra Latino-Americana de Curtas

19min – 2019 – Documentário – Nicarágua

Direção: Félix Fernández Huete


16 de junho de 2018, a Nicarágua está em uma agitação sociopolítica. Em meio aos protestos, um incêndio de uma casa no bairro Carlos Marx, em Managuá, deixaria uma família completamente carbonizada. Seis pessoas morreram, entre elas duas crianças, e três membros da família sobreviveram. Esta é a história deles.

ASSISTIR AQUI




A Menina e A Estrela

LA NINÃ Y LA ESTRELLA (A MENINA E A ESTRELA) | Mostra Latino-Americana de Curtas

6min – 2016 – Animação – Cinema Nacional – Nicarágua

Direção: Gabriel Serra


Animação em curta-metragem inspirada no poema “A Margarita Debayle”, de Rubén Dario, o qual trata sobre a infância, uma princesa que sobe ao céu e corta uma estrela para dá-la aos pais.

ASSISTIR AQUI



Matérias Relacionadas:


Hoje é dia de curtas do Paraguai na Mostra Latino-Americana


Memorial da América Latina promove Mostra Latino-Americana de Curtas

Fonte:

Deixe seu comentário