Portal da Cidade Registro

Grupo Caixa Preta

Núcleo Ajeum apresenta “Lama”, espetáculo que dança as simbologias da orixá Nanã

Espetáculo traz como proposta de investigação as possibilidades de reinvenção do corpo e seu retorno para uma reelaboração de comunidade matrigestora

Publicado em 30/08/2022 às 09:44

Com estreia em 2 de setembro, às 20h, no Espaço Caixa Preta de Teatro, em Registro, SP, o Núcleo Ajeum apresenta o espetáculo “Lama”, inspirado nas simbologias de Nanã, Orixá que detém dos poderes e mistérios da vida, morte e seu ciclo de existência, a mais velha e sábia.

“Lama” traz como proposta de investigação as possibilidades de reinvenção do corpo e seu retorno para uma reelaboração de comunidade matrigestora que compreende o gestar e a pulsão feminina de existência enquanto estratégia de renascimento.

O Núcleo cria uma encruzilhada nas discussões a partir do que Cleonora Hudson traz enquanto concepção do mulherismo africano e suas estruturas de funcionamento e compreensão de povo, onde “cria critérios próprios (mulheres negras africanas) para avaliar ações e pensamentos, pensando uma comunidade materno-centrada a partir da realidade social de liderança de mulheres negras nas nossas comunidades, principalmente nas realidades afro-brasileiras”.

Nanã, a partir da lama e de seus poderes cria e molda o ara/corpo. Entrega a matéria prima para esta criação e depois a recolhe quando o fim desta vida chega. Liderando a conscientização do ciclo entre vida e morte. A partir dessa criação é que redescobrimos a possibilidade de ser corpo e de revivenciar a vida e suas fricções.

“Lama” anuncia a invenção da pessoa. Das profundezas de um rio ou pela transformação da chuva é que surge a matéria prima e a possibilidade de ser corpo. Corpo este que vivencia e reaprende suas relações com os objetos, com o outro, com as emoções e conflitos do mundo. O que é amor ? O que é violência? O que é gênero? Quem sou e quem posso ser? “Lama” traz essas perguntas sendo moldadas por seres que vivem no entre a vida, morte e seus mistérios, seres esses que vieram do balançar de um ibiri.

Sobre o Núcleo Ajeum

O Núcleo Ajeum é formado por um grupo de artistas negros, periféricos e LGBTs, sob direção de Djalma Moura, que praticam dança contemporânea e investigam a sua relação com as narrativas africanas e afrobrasileiras. Está sediado no bolsão periférico da zona sul da cidade de São Paulo, mais precisamente entre as regiões do Jardim São Luis, Campo Limpo e Capão Redondo.

O AJEUM pesquisa o corpo negro e sua cosmovisão de mundo, investigando o universo pluridimensional dos terreiros de candomblé, as liturgias africanas e afrobrasileiras e os seus orixás. Neste processo tem se interessado nas transformações corporais e emocionais que estes espaços de celebração e resistência negra dão as incorporações, aos transes e ao corpo que se manifesta no coletivo. As obras coreográficas do grupo têm sido criadas a partir da conexão entre fisicalidade e emoção onde o corpo das danças negras dos terreiros de candomblé, são ressignificados em suas múltiplas possibilidades de descoberta pela dança contemporânea.

O Núcleo busca em suas produções ampliar seu espaço de atuação. As obras criadas têm sido apresentadas tanto em espaços convencionais como teatros e centro culturais, como na rua e em outros espaços abertos. Como forma de criar memória sobre sua produção e acessar outros públicos criou a Revista AJEUM (2019) e está preparando um documentário sobre dança contemporânea e cultura negra periférica. Outros processos voltados à formação e informação do público jovem das periferias tem estruturado a identidade e os objetivos do núcleo enquanto produtor e difusor de conhecimentos sobre dança negra periférica.

Espetáculo “Lama”

Núcleo Ajeum

Quando: 02 de setembro, às 20h

Onde: Espaço Caixa Preta de Teatro à Rua Meraldo Previdi, 531 - Centro, Registro SP.

Quanto: entrada franca

Classificação etária: 12 anos

Ficha técnica:

Direção, concepção e coreografia: Djalma Moura

Interpretes-criadores: Aysha Nascimento, Cristiano Saraiva, Djalma Moura, Erico Santos, Marina Souza, Sabrina Dias e Victor Almeida.

Máscaras: Murilo de Paula

Iluminação: Juliana Jesus

Trilha Sonora: Dani Lova

Figurino: Núcleo Ajeum

Costureira: Dianis Kerina

Fotos de Divulgação: Verônica Pereira

Colaboração Artística: Priscila Obaci, Flip Couto e Camila Bolaffi (Cuca)

Assessoria de imprensa: Marcelo Dalla Pria

Produção: Erico Santos e Dafne Nascimento

Mais informações: www.nucleoajeum.com


Fonte:

Deixe seu comentário